segunda-feira, 21 de julho de 2014

CCZ realiza visitas para monitorar focos da dengue

Responsável pelo órgão diz que agentes encontram resistência

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está concluindo o relatório da segunda etapa das visitas domiciliares destinadas ao monitoramento dos focos do mosquito transmissor da dengue e da febre amarela. Desde o início do ano, o órgão já visitou 1.200 residências.

Ricardo Nunes Fernandes (FOTO: Expresso Piraju)
Segundo o chefe do CCZ, Ricardo Nunes Fernandes, o trabalho faz parte da avaliação de densidade larvária (ADL). “Essa avaliação é feita nos meses de janeiro e julho, e tem uma terceira que é feita no mês de outubro. Esse trabalho começou há duas semanas. O pessoal já visitou cerca de 600 casas. Graças a Deus a gente encontrou poucas casas com o foco. Agora essa semana a gente está finalizando esse trabalho”, diz. 

Questionado sobre os imóveis cujo proprietário não é encontrado pelo CCZ, Ricardo informou que, nesses casos, a inspeção fica por conta dos agentes do Programa Saúde da Família (PSF). “A gente tem uma parceira com os PSFs. No ato da entrega de um medicamento ou conversa com o morador, eles já fazem essa visita”, explica.

De acordo com o chefe, há casos de pessoas que, por desconhecimento acerca das funções do CCZ, dificultam o ingresso dos agentes nos imóveis. Segundo ele, muitos moradores acreditam que o órgão apenas emite multas. “A gente quer orientar a população a respeito da dengue”, esclarece.

Até o momento, o município de Piraju conta apenas com casos importados de dengue. Em 2013, conforme ofício da Coordenadoria de Vigilância em Saúde enviado ao vereador Luciano Louzada (PMDB), a cidade registrou 41 focos do mosquito aedes aegypti.

Nenhum comentário: