quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Vacina contra raiva animal é de origem francesa

Prefeitura tranquiliza proprietários de cães e gatos

A vacina que está sendo usada na campanha contra raiva animal é do laboratório francês Merial. A informação é do chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Nunes Fernandes.

Segundo ele, o produto não oferece risco aos animais. “Podem ficar tranquilos porque é uma vacina importada. Essa vacina é a Rabisin-i. O pessoal pode ficar tranquilo e levar seus animais para serem vacinados”, garante.

Nesta quarta-feira, a imunização está sendo feita na praça
do Conjunto José Ribeiro, quadra do Conjunto Ovídio
T. Júnior e na igreja da Vila Tibiriçá (FOTO: CCZ)
Em 2010, vários casos de reações adversas, principalmente em gatos, foram registrados no Estado de São Paulo. De lá pra cá, a credibilidade da campanha tem sido questionada por proprietários de animais.  

Em Piraju, a campanha na zona urbana começou na última segunda-feira, 20. Os trabalhos de imunização serão realizados até o próximo sábado, 25. No dia 1º, o CCZ visitará novamente as Praças João Medaglia Kristensen, Jardim Jurumirim, e Manoel Domingues Cardoso (Três Cantos), bem como a praça do Bairro Eldorado. Na zona rural, a campanha terá início na semana que vem.

De acordo com Fernandes, a adesão dos proprietários tem sido satisfatória. “Graças a Deus está dando tudo certo. O pessoal está procurando sim”, diz. No ato da vacinação, a população deve apresentar a carteira de vacinação do animal. Caso o interessado não tenha o documento, a vacina será oferecida da mesma forma.

Quem preferir pode retirar a vacina nos pontos da campanha ou diretamente na sede do CCZ. Para tanto, o proprietário deve apresentar um recipiente com gelo. O órgão atende de segunda à sexta, na Av. Luiz Martignoni, sem número, próximo ao Cemitério Municipal Pe. Roberto Beduschi.

Nenhum comentário: