quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Gerente da Sabesp justifica descarte de esgoto

Segundo ele, fim da poluição no Paranapanema depende de estação elevatória

Ao longo dessa semana, algumas fotos motivaram críticas por conta do lançamento de esgoto no Rio Paranapanema. As imagens mostram vários pontos de poluição no trecho usado por praticantes de canoagem slalom. Publicadas nas redes sociais, as fotos chegaram ao conhecimento da Sabesp.

Solução do problema ainda não tem data para sair do papel; até lá, os usuários do
Paranapanema precisam se valer de alguns cuidados para não ficar com a saúde prejudicada

O gerente da autarquia, Edson de Almeida, foi procurado pelo blog Expresso Piraju para comentar o assunto. De acordo com ele, o descarte de esgoto justifica-se pela ausência de uma estação elevatória no Centro de Exposições Pref. Cláudio Dardes. “A execução da obra depende da liberação de algumas áreas”, diz.  

Ainda segundo o responsável, a licitação do serviço será feita tão logo sejam sanados alguns “entraves burocráticos”. Não há previsão para que a construção saia do papel.

O volume de esgoto lançado no Paranapanema é proveniente de 800 residências. De acordo com a Sabesp, a quantidade corresponde a mais de 3% do esgoto que não é coletado na cidade. O restante é encaminhado através de outras elevatórias até a estação de tratamento.

Questionado se a autarquia tem alguma orientação aos frequentadores do local, sobretudo aos canoístas, Almeida sugeriu que os responsáveis estabeleçam, se possível, novos percursos para evitar contato com o esgoto. 

Nenhum comentário: