terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Louzada recebe informações sobre censo animal

Prefeitura diz que levantamento será feito no ano que vem

O vereador Luciano Louzada (PMDB) recebeu resposta da diretora do Departamento de Saúde (DESAU), Cristiana Tonini, a respeito da realização do censo animal no município. As informações foram lidas na sessão desta terça-feira, 9.

Vereador durante entrevista concedida à assessoria de comunicação do Legislativo
(FOTO: Expresso Piraju)

De acordo com Tonini, a administração pretende fazer o cadastramento dos animais em 2015. A forma como o serviço será realizado não foi explicitada na resposta, porém o DESAU não descarta a possibilidade de o censo ser feito por agentes do Programa Saúde da Família (PSF) ou do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Louzada ainda questionou a prefeitura sobre chipagem e castração dos animais recolhidos pela administração. Segundo a diretora, “[...] o CCZ já conta com 300 chips, sendo que esses podem ser adquiridos por aproximadamente R$ 15,00 a unidade. Já a castração, por envolver mais de um profissional, por depender de materiais cirúrgicos e medicamentos, custa em média R$ 160,00 por animal, já que esse valor é calculado pelo peso, sexo e se é gato ou cachorro”.

Ainda de acordo com a responsável, a “falta de conscientização da população” compromete o controle da população animal, já que a vacina contra o cio é fornecida pelo município até que o animal possa ser castrado.

“O maior custo para o município é a falta de consciência de alguns munícipes que acabam por abandonar e não cuidar de seus animais domésticos, soltando-os pelas ruas à esmo. Com o aumento da demanda e após o cadastramento desses animais, poderemos ter um controle sobre a nossa população animal e quem são os munícipes que os abandonaram”, finaliza a diretora.

Em entrevista, Louzada diz que os dados do censo serão confrontados com o número de animais castrados no município. “Precisamos ver se a natalidade de cães e gatos está diminuindo”, diz.

Nenhum comentário: