quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Jair Damato diz que classe médica precisa de ‘comprometimento’

Prefeito afirma que condições oferecidas pela prefeitura são favoráveis

Durante o ato cívico que marcou o aniversário de 135 anos do município de Piraju, ocorrido na manhã da última terça-feira, 20, o prefeito Jair César Damato (PMDB) discursou sobre diversos assuntos. Ao longo de dez minutos, ele defendeu alguns trabalhos da atual administração e ainda criticou a “minoria” que insiste em denegrir a prefeitura nas redes sociais e em certos pontos da cidade.

Damato durante ato cívico ao aniversário de emancipação do município (FOTO: Expresso Piraju)

Inicialmente, Damato enalteceu mais uma vez a implantação do sistema apostilado na rede pública. Segundo ele, a medida tem como propósito igualar o aluno das escolas municipais com os das unidades de ensino particular. “Isso é uma oportunidade de gerar igualdade de condições”, diz. Damato anunciou que o ano de 2015 reservará “muitas surpresas e muitas coisas boas” à área educacional.

Após destacar a descentralização e ampliação dos projetos dos Departamentos de Ação Social (DEASO) e de Esportes e Lazer (DEEL), o prefeito teceu comentários sobre a área da saúde. De acordo com ele, o dispensário municipal continua entregando uma quantia significativa de medicamentos à população por mês.

No tocante ao Programa Saúde da Família (PSF), Damato afirmou que todos os postos contam com médico próprio. Outro ponto enfatizado pelo prefeito refere-se à subvenção mensal de R$ 450 mil destinada à Sociedade de Beneficência, responsável pela manutenção do pronto-socorro.

O momento mais enfático do discurso se deu quando o prefeito cobrou mais “comprometimento” da classe médica. “Talvez isso seja um ponto falho, um ponto a ser corrigido. Queremos que haja uma participação maior desse profissional no atendimento. A estrutura é boa. Ela só precisa de uma pessoa comprometida”, diz.

Ao citar as pessoas que procuram se autopromover às custas de dúvidas que nunca chegam aos ouvidos da administração, Damato afirmou que as portas da prefeitura estão abertas para eventuais esclarecimentos. “Nós não queremos silêncio ou escuridão. Queremos manifestação, mas consciente, lúcida, em cima de fatos verdadeiros.”

Sobre isso, o prefeito disse que está disposto a ouvir todo tipo de cobrança, porém sem que esta esteja envolvida em nenhum “tom ameaçador”.

Damato garantiu que, logo em breve, a população será convidada a participar das audiências públicas previstas na renovação do contrato com a Sabesp. As datas não foram divulgadas.

Por fim, o prefeito disse que, por conta da resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que transferiu às prefeituras a manutenção da iluminação pública, a administração pretende sacrificar o reajuste salarial do funcionalismo para fazer frente a essa nova despesa. De acordo com ele, a AMVAPA (Consórcio Intermunicipal do Alto Vale Paranapanema) irá licitar os serviços de manutenção, de forma a diminuir os encargos caso cada prefeitura resolvesse a questão por conta própria. O consórcio abrange 17 municípios. 

Nenhum comentário: