terça-feira, 31 de março de 2015

Fórum recebe inquérito policial sobre assassinato de jovem na Vila Tibiriçá

Crime aconteceu em setembro de 2014; vítima levou um tiro na nuca

418h54

A Polícia Civil concluiu as investigações que resultaram na morte de Luiz Eduardo Sella, 19. O crime aconteceu no dia 21 de setembro de 2014. De acordo com o que foi apurado, a vítima faleceu em decorrência de um tiro efetuado por Thiago Scaringe Poiato, 30, que à época cursava a Escola Superior de Soldados da Polícia Militar.  

Luiz Eduardo Sella (FOTO: Facebook)
Segundo informações, o inquérito policial foi apresentado nesta terça-feira, 31, ao Poder Judiciário. De acordo com o delegado Antonio Carlos Correa, responsável pelas investigações, dois laudos ainda serão anexados no inquérito. “Falta chegar o laudo referente à reconstituição do crime que nós realizamos há cerca um mês no local dos fatos e o laudo da balística, ou seja, da comparação do projétil que foi retirado do corpo da vítima com a arma utilizada pelo autor do crime, para provar que foi daquela arma mesmo que partiu o tiro que causou a morte do jovem”, relata.

Ainda segundo Correa, Thiago foi indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar). “Quem efetua um disparo de arma de fogo em direção a alguém, mesmo que não tivesse vontade de matar alguém, teria pelo menos assumido esse risco”, explica. No entendimento da polícia, o crime foi agravado pelo fato de a vítima estar desarmada e por não ter tido meios para se defender.

Dias depois do crime, Tiago prestou depoimento na polícia. Na oportunidade, ele apresentou a arma usada no crime, uma Taurus, calibre 380, municiada. Conforme divulgado pelo Expresso Piraju, Thiago relatou à polícia que, antes do disparo, estava andando de caiaque com o policial militar Vitor Luiz Saes, que também reside na capital. Os dois estavam no Rio Paranapanema quando foram informados que suas respectivas namoradas, que estavam às margens da represa, tinham sido assediadas por Luiz Eduardo e outros três indivíduos.

Para evitar transtornos ainda maiores, as mulheres decidiram sair do local. Segundo a versão de Thiago, a vítima e uma segunda pessoa, já identificada pela polícia, dificultaram a saída do grupo do Hotel Beira Rio. “Ao tentar sair com o veículo do estacionamento do hotel, ele teve a frente do veículo interceptada por dois daqueles dos quatro jovens, que começaram a andar morosamente defronte o veículo para impedir a saída, como se tivesse naquela condição de fazer provocações”, revela o delegado. Thiago e a namorada estavam no carro da frente, enquanto que Vitor estava logo atrás, acompanhado de outras quatro mulheres.

Tiago Scaringe Poiato aparece na recepção de um hotel
antes atirar no jovem (FOTO: Polícia Civil)
Questionado pelo blog sobre o que motivou Thiago a fazer uso da arma, Correa disse que o aluno pensou que Luiz Eduardo estivesse armado. “Ele efetuou o tiro porque acreditava que a vítima fosse efetuar algum disparo. Ele acreditava que a vítima estaria portando também uma arma sob as vestes. Como, segundo ele, a vítima se voltou em direção a ele e colocou a mão na cintura, ele acreditou que a vítima estivesse armada e fosse sacar”, diz.

O disparo foi efetuado dentro do carro de Thiago, próximo ao rosto da namorada dele, que estava no banco da frente. Segundo Correa, as investigações demonstraram que o jovem não estava armado.

De acordo com informações, Tiago foi expulso da Escola Superior de Soldados da Polícia Militar e permanece preso preventivamente no Presídio Militar Romão Gomes, em São Paulo.

Nenhum comentário: