sexta-feira, 22 de maio de 2015

Associação procura a polícia para denunciar moradora por maus tratos

Entidade alega que proprietária descumpriu acordo firmado após animal receber alta

418h20

A Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) procurou a Polícia Civil nesta sexta-feira, 22, para denunciar um caso de maus tratos. Segundo a entidade, uma moradora deixou de prestar os cuidados a uma cadela que foi atropelada há cerca de quatro meses.

O animal passou por uma cirurgia delicada em Ourinhos. Em função da gravidade do acidente, uma das patas da cadela precisou receber uma placa especial. Após receber alta, a cachorra voltou à residência, com a condição de que a dona respeitasse o termo de responsabilidade redigido pela APRAPI, bem com as orientações do veterinário que atendeu o animal.

Quatro dias depois da entrega, a associação visitou a casa. Na oportunidade, a cadela foi encontrada numa situação preocupante. De acordo com a entidade, o animal estava mancando (provavelmente por ter tido contato com uma superfície acidentada) e exposto num ambiente que poderia comprometer o pós-operatório.

No mesmo dia, a associação encaminhou a cadela para uma nova avaliação veterinária. Até o momento, o animal continua sendo assistido por um profissional. Vale destacar que, mesmo não tendo verba para esse tipo de situação, a entidade assumiu todas as despesas do atendimento.

Em paralelo, a APRAPI decidiu, após consenso entre seus membros, que o caso deveria ensejar uma denúncia na Polícia Civil. Na semana que vem, o boletim de ocorrência será apresentado ao delegado Alberto Bueno Correa, que já demonstrou interesse em resolver o caso de forma a garantir uma vida digna ao animal.

Nenhum comentário: