segunda-feira, 27 de julho de 2015

Damato apresenta ‘alternativas’ ao Poder Judiciário para transferir animais

Entidade quer que terreno localizado em frente ao CCZ seja usado para abrigar cães e gatos

O prefeito Jair César Damato (PMDB) foi novamente questionado sobre a situação do abrigo de cães e gatos situado na Avenida Dr. Simão, Vila Tibiriçá. O imóvel continua gerando transtornos aos vizinhos, a começar pela falta de uma estrutura adequada para coletar os detritos dos cerca de 150 animais que vivem no local.

Logo que assumiu a prefeitura, Damato iniciou a construção do muro do canil. O início das
obras renovou as esperanças da APRAPI, que há anos luta para proporcionar um espaço
adequado aos animais abandonados. Três anos depois, contudo, o terreno - já murado -
foi transformado em ponto de triagem de lixo (FOTO: Arquivo Expresso Piraju)

Objeto de denúncia no Ministério Público, o caso é acompanhado de perto pela Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI), que também já recorreu ao Poder Judiciário para solicitar, entre outras coisas, a desativação imediata do abrigo e a transferência dos animais para um espaço apropriado.

Segundo informações, a associação chegou a solicitar a utilização temporária do Parque do Dourado para abrigar os cães e gatos. A opção, porém, foi descartada pelos voluntários, que passaram a brigar para que o terreno situado em frente ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) seja transformado em canil, conforme acordado na gestão do ex-prefeito Francisco Rodrigues (PP).

De acordo com os voluntários da APRAPI, a proximidade do canil com o CCZ é estratégica, principalmente sob o aspecto médico. Qualquer problema poderia ser resolvido de forma rápida – comodidade que dificilmente existiria caso a associação ainda estivesse mantendo a proposta do parque.

Em entrevista a uma emissora de rádio, Damato disse que iria enviar ao Poder Judiciário algumas “alternativas” de abrigo. Segundo ele, as opções foram encontradas para resolver de uma vez por todas o problema. “É bom lembrar que isso não é uma mexida simples de peça ou uma canetada. Qualquer tipo de ação por parte da prefeitura deve respeitar as leis”, relata.

O prefeito prometeu anunciar as propostas ainda essa semana.

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia Diego, a noticia que no inicio da atual gestão foi feito o fechamento do terreno com muro para a construção do Canil enfrente ao Centro de Controle de Zoonoses - CCZ é inverídica e não condiz com a verdade.
O terreno disponibilizado, o fechamento com muro e o portão foram executado na gestão do Prefeito Francisco Rodrigues, bem como, o projeto arquitetônico elaborado pelo Departamento de Engenharia da Prefeitura para acomodação dos animais, qual foi apresentado aos membros da APRAPI.
Também estava no local um pouco de material para inicio da construção do Canil e Gatil Municipal, gostaria que você corrigisse a legenda da foto, pois não condiz com a verdade.
Abraços Ronaldo Guardiano.