sábado, 3 de outubro de 2015

Interditado em 2010, prédio da Polícia Civil volta a receber presos

Delegado afirma que as novas instalações vão qualificar os serviços

Depois de ser reformado e ampliado, o prédio da Polícia Civil localizado na Rua São Vicente de Paulo, Centro, voltou a receber presos. A carceragem foi interditada em 2010, após a Vigilância Sanitária constatar que os presos estavam vivendo em condições insalubres.

Fachada do prédio da Polícia Civil (FOTO: Expresso Piraju)

A reinauguração da delegacia ocorreu na manhã de sexta-feira, 2, e contou com a presença de autoridades locais e regionais, além de representantes das Polícias Civil e Militar. No mesmo dia, presos das cadeias de Sarutaiá e Tejupá foram remanejados para Piraju, cumprindo o anúncio da Delegacia Seccional de Avaré de que a carceragem dos municípios vizinhos seria desativada tão logo a obra fosse concluída.

Projetada para ser uma unidade de transição, a antiga cadeia recebeu um grande investimento do governo. A obra custou aproximadamente R$ 1,5 milhão. Segundo o delegado Alberto Bueno Correa Filho, responsável pela delegacia, “a atualização das condições arquitetônicas do prédio vai ajudar muito a qualidade do serviço”. Ainda de acordo com ele, o local oferecerá “dignidade para o cidadão ser atendido”.

Delegado Jorge Cardoso de Oliveira (FOTO: Expresso Piraju)

Em entrevista concedida à imprensa, o delegado da Seccional de Avaré, Jorge Cardoso de Oliveira, garantiu que os presos ficarão na carceragem por um período muito curto. “Eles ficarão aqui por um, dois ou três dias, no máximo, até serem transportados para o CDP [Centro de Detenção Provisória]”, diz. Segundo ele, presos de alta periculosidade não serão alojados na delegacia. Oliveira ainda garantiu que, embora a unidade possa receber 40 presos, não haverá superlotação.

A estrutura do plantão policial também foi remodelada. Segundo informações, o atendimento ao público será aberto a partir deste domingo.  

No detalhe, uma das celas da unidade de transição (FOTO: Expresso Piraju)

Nenhum comentário: