quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Em Tejupá, açude continua oferecendo risco a moradores

De acordo com informações, menos da metade da água já foi escoada

A Defesa Civil do Estado de São Paulo continua acompanhando o trabalho de esvaziamento de um açude localizado na zona rural de Tejupá. Desde ontem à noite, uma grande operação foi montada para evitar que o açude se rompa.

Grandes fissuras se formaram numa das laterais do açude (FOTO: Polícia Militar)

Nesse momento, máquinas realizam a abertura de uma vazão para diminuir o volume de água. O serviço está sendo feito de forma paulatina, uma vez que a água está sendo escoada para o Córrego da Corredeira. Segundo informações extra-oficiais, 40% do açude já foi esvaziado.

Por questões de segurança, os moradores que residem às margens do córrego estão impedidos de ficar nas residências, já que é iminente o risco de rompimento. A população foi orientada a permanecer na casa de familiares ou amigos. O ginásio de esportes, bem como o salão da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio e o centro comunitário, permanecerá aberto para atender os munícipes.

A preocupação maior é com os moradores da parte baixa da cidade, mais precisamente da Rua Oscar Faria e Av. Capitão Diogo Goulart. Esses locais serão os primeiros a sofrer com a inundação caso o açude venha a se romper.

De acordo com a prefeitura, o açude foi construído de forma irregular. Nem mesmo uma ação judicial movida pelo município contra o fazendeiro conseguiu frear o represamento da água.

Localizado a aproximadamente 4 km da cidade, o açude possui mais de 20 metros de profundidade e área equivalente a dois campos de futebol.


Máquina durante abertura de vazão para diminuir o volume de água (FOTO: Polícia Militar)

Nenhum comentário: