quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Prefeito diz que ficou ‘satisfeito’ com manifestação de funcionários

Damato reafirma anúncio da administração sobre salário do mês passado

Por ocasião do aniversário de 136 anos do município de Piraju, comemorado nesta quarta-feira, 20, o prefeito Jair César Damato (PMDB) discursou sobre diversos assuntos no ato cívico realizado na sede do Poder Executivo.

Prefeito durante discurso na sede do Executivo (FOTO: Expresso Piraju)

Damato destacou algumas obras que estão em andamento, bem como as inaugurações que ocorrerão no decorrer desse ano. O prefeito ainda mencionou o esforço da administração em pleitear recursos externos, sobretudo da esfera estadual.

Na sequência, Damato enfatizou que, na sua gestão, “a grande obra é o investimento no ser humano”. Segundo ele, o Departamento de Ação Social (DEASO) duplicou o número de crianças atendidas. O prefeito também citou o grande número de crianças atendidas pela rede municipal de ensino e projetos esportivos.

Após falar a respeito do reajuste salarial proporcionado ao funcionalismo nos primeiros meses da sua administração, Damato criticou os governos federal e estadual pela diminuição expressiva dos repasses ao município. No caso do Fundeb, o prefeito disse que o Ministério da Educação não realiza os repasses de acordo com o aumento salarial do magistério. “Em 2015, nós recebemos R$ 1,5 milhão a menos”, afirma.

O prefeito concluiu o discurso respondendo os cerca de 50 funcionários que, no dia anterior, promoveram uma manifestação em frente à prefeitura (leia mais). Conforme divulgado, os servidores protestaram contra o atraso do pagamento do salário referente ao mês de dezembro. Damato disse que “ficou muito satisfeito com a manifestação pacífica e democrática, onde as pessoas têm que expressar sua indignação”.

O chefe do Executivo não mencionou quando a folha dos servidores será regularizada, preferindo apenas anunciar que a administração discutirá medidas para não penalizar os funcionários por conta da saúde financeira da prefeitura. Uma dessas saídas será debatida na sexta-feira com representantes da Educação.

Em entrevista concedida às rádios locais logo após o evento, Damato reafirmou que o pagamento dos funcionários será feito nesta quinta-feira, 21. 

Nenhum comentário: