sábado, 13 de fevereiro de 2016

Monitores não estão em desvio de função, garante diretora

Responsável pelo DEDUC também fala sobre capacitação dos funcionários

A diretora do Departamento de Educação (DEDUC), Maria Helena de Oliveira Soares, foi procurada pela rádio Eduvale FM para comentar as declarações feitas na última sessão da Câmara Municipal a respeito da atuação dos monitores de transporte escolar.

Maria Helena de Oliveira Soares (FOTO: Expresso Piraju)

De acordo com um vereador, os funcionários estariam desempenhando funções para as quais não foram contratados. Segundo ele, há monitores trabalhando como inspetor de alunos, faxineiro e “cuidando de alunos excepcionais”.

O parlamentar ainda disse que eles não possuem curso de transporte escolar e que, no decorrer do ano passado, não puderam usar o aparelho celular oferecido pelo DEDUC. De acordo com ele, a prefeitura deixou de colocar crédito nos telefones.

Em resposta, a diretora explica que, no período entre a chegada e saída dos alunos, os monitores ficam à vontade para ajudar no dia a dia das escolas. “Às vezes, o monitor entende de computador e pode muito bem fazer uma planilha ou auxiliar na secretaria, desde que ele faça isso no seu momento livre”, diz.

À emissora, Malena fez questão de apresentar o edital que resultou na contratação de monitores para o ano letivo de 2016. No campo referente às atribuições do cargo consta a informação de que o contratado executará “outras atividades correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato [no caso, o diretor das escolas]”.

Já o curso será oferecido tão logo todas as linhas de ônibus sejam atribuídas. A expectativa é de que isso ocorra a partir da semana que vem, quando inicia o ano letivo na rede estadual de ensino.  

Sobre o celular, a diretora esclarece que os aparelhos ficaram sem crédito porque as lojas do ramo de telefonia não apresentaram nota fiscal eletrônica – uma das exigências do convênio com o governo. “Nós não temos em Piraju e nem na região algum lugar que a gente possa fazer essa recarga”, afirma.

De acordo com ela, a prefeitura está avaliando alguma saída para o caso. Em paralelo, a diretora garante que, até a solução do problema, o celular dos motoristas ficará à disposição dos monitores.

Nenhum comentário: