terça-feira, 26 de abril de 2016

Bombeiro diz que grande parte das queimadas é criminosa

Identificação dos autores é a principal dificuldade para coibir a prática

Nos últimos dias, vários casos de fogo em mato mobilizaram o Corpo de Bombeiros de Piraju. Ontem, por exemplo, os militares debelaram um grande incêndio nas imediações do Bairro Eldorado. As chamas foram contidas depois de quatro horas de intenso trabalho. A fumaça pôde ser observada em boa parte da cidade.

A professora Ana Lucia da Silva Machado fotografou um grande
incêndio no Jardim Ana Carolina 2

Além de prejudicar a saúde de humanos e animais, as queimadas demandam grandes esforços dos bombeiros. Por dia, apenas quatro bombeiros ficam de prontidão para atender as solicitações dos cinco municípios abrangidos pelo quartel.

Em entrevista à imprensa, o sargento José Ronaldo Martins Paiva disse que a maioria das queimadas é criminosa. Segundo ele, os autores desse tipo de prática devem ser denunciados. “Fica muito difícil pra gente pegar (sic) o cidadão que ateou fogo naquele momento”, diz.

De acordo com o bombeiro, o setor de fiscalização da prefeitura é comunicado sobre todos os casos de incêndio registrados pela corporação.

Em 2014, a Câmara Municipal aprovou a lei 3.789, que proíbe, sob pena de multa, a queima de lixo, mato ou qualquer outro material orgânico na zona urbana. A lei faculta a qualquer cidadão a oferta de denúncia, desde que munida de “elementos suficientes para identificação do infrator” (no caso, o autor do incêndio).

As denúncias podem ser feitas no (14) 3305-9029.

No último domingo, a mata existente na Rua Augusto Garcia, Vila Tibiriçá,
foi parcialmente incendiada

Nenhum comentário: