sábado, 25 de junho de 2016

Indignados, leitores exigem o fim da fofoca e do machismo na imprensa

Eles querem que os colunistas do município ‘repensem seus papéis na sociedade’

No dia 11 desse mês, um jornal do município de Piraju publicou duas notas sobre um casal que, de acordo com o autor da publicação, possui um relacionamento extra-conjugal. O teor ofensivo da nota repercutiu nas redes sociais e provocou indignação em inúmeros internautas.

Um grupo de leitores do jornal redigiu um texto endereçado “aos jornalistas e funcionários da mídia em Piraju”. Intitulado “Sobre a cultura da fofoca e o machismo na imprensa local”, o manifesto conta com a assinatura de 37 cidadãos.

Confira o texto na íntegra

“Cidades pequenas são conhecidas mundo a fora por serem redutos de mexeriqueiros, onde os detalhes íntimos da vida alheia são de domínio público. Não raro, alvos de falatórios nesses povoados, vilarejos e cidadelas acabam sendo hostilizados e humilhados por conta de particularidades de suas vidas privadas. Trata-se da ‘cultura da fofoca’, amplamente retratada na literatura, em novelas de época e, infelizmente, na vida real de muitos pirajuenses.

Na coluna social da edição do dia 11 de junho de um jornal local, pudemos observar a face mais desprezível dessa cultura da fofoca. Na ocasião foi publicada uma nota a respeito de um suposto adultério, segundo a qual uma empresária andava ‘atacando homens casados’ e ‘destruindo famílias’ na cidade. Além de não acrescentar nada de bom à vida de ninguém, o texto apresentou um teor excessivamente maldoso e machista, já que ofendeu unicamente a mulher envolvida no caso e poupou o garanhão de qualquer insulto.

Ao publicar um conteúdo tão baixo, o semanário ofendeu não somente a empresária em questão, como também das pessoas que se consideram dignas e autores da própria vida, especialmente as do sexo feminino, já que a mulher foi chamada pelo colunista social de ‘vadia’ e considerada a única responsável por uma suposta crise no casamento do ‘dono da picape Hilux’. Onde está a responsabilidade familiar masculina nesse caso? De acordo com a publicação, fidelidade matrimonial seria então um dever exclusivamente feminino?

Não bastasse o machismo, a nota apresentou também um conservadorismo datado (que mencionava termos como ‘justiça divina’ e ‘mulheres de bem’), digno de um romance de ficção do século 19, que até mesmo o mais conservador dos religiosos da atualidade faria ponderações ao utilizar, visto que estamos em 2016 e que o panorama cultural e social vivido pela maioria das pessoas é muito superior a esse tipo de pensamento.

Também na coluna social do dia 11, uma nota menor dizia que o ‘safado casal’ teria que se mudar da cidade para viver o relacionamento em paz. Admitir publicamente que o povo de Piraju é telespectador da vida alheia e não tem nada melhor para fazer além de julgar as pessoas ao redor é absurdamente inadequado e descabido, algo que foge completamente das atribuições da imprensa, mesmo numa coluna opinativa, como a social.

Solicitamos à imprensa local que atente em relação à perpetuação de preconceitos e machismo na sociedade de Piraju. Nossa cidade já é conservadora e preconceituosa o suficiente para que a mídia incite o ódio, o linchamento e a intolerância entre as pessoas. Num texto que cita ‘justiça divina’, é impressionante que o autor julgue acima do bem e do mal, algo bem distinto da humildade que Jesus pregava.

Os colunistas de Piraju precisam repensar seus papéis na sociedade e propor um jornalismo crítico e cidadão, e não preconceituoso e baseado em ódio e futricas, afinal de contas, os leitores NÃO PRECISAM SABER, não têm o direito de julgar alguém por cometer ‘pecados’ diferentes dos seus.”

uuSIGNATÁRIOS

Alanis Araújo, Alessandra Custódio, Ana Maria Ferreira, Antônio José Sanches, Bárbara Tani, Biane de Paula, Bruno Sanches Drummond, Camila Baptista, Camila Cury, Carla Fonseca, Carol Tavares Martins, Claudia Meira, Cibele Rodrigues, Cynthia Romao, Erik Sposito, Eva Lúcia Sanches Ferreira, Eva Toledo Leme, Felipe Ramos do Val, Gabriela Sanches Ferreira, Gisele Gil de Almeida, Isadora Reimão, João Victor Macedo, José Junior, Juliete Rosa Domingos, Laka Maria Ângela Dattoli Ramos, Marcelo Antônio de Lima, Natane Sposito, Nayara Lago, Nikki Soares, Naomi Oliveira Corcovia, Renata Ferreira, Rogério Martins Gonçalves, Rodrigo Ortiz, Sofia Furlan, Thomas Massola e Vanessa Pinheiro. 

Nenhum comentário: