domingo, 22 de abril de 2018

Permanência de José Maria no cargo está nas mãos da Câmara

Prefeito poderá designar advogado para apresentar defesa aos vereadores

A Câmara Municipal realiza nesta segunda-feira, 23, sessão extraordinária para votar o relatório da Comissão Processante que apurou denúncia contra o prefeito José Maria Costa (PPS). A reunião está marcada para começar às 15h.

José Maria Costa em seu gabinete (FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

Elaborado pelo vereador Leonardo Tonon (PSB), o relatório, que considera procedente a acusação, foi apresentado aos membros da CP na tarde da última sexta-feira, 20. Na sequência, o presidente da Casa, Denilton Bergamini (PP), determinou a sessão, convocando cada um dos 11 parlamentares.

De acordo com o artigo 221 do regimento interno da Câmara, o rito da cassação de mandato estabelece uma série de etapas até a votação. Uma delas consiste na oferta de tempo tanto ao advogado do denunciado quanto ao próprio denunciado para produção de defesa.

Logo após, o presidente submeterá o relatório à apreciação dos vereadores. Para que o mandato seja cassado são necessários 2/3 dos votos.

Se o resultado for favorável ao afastamento do denunciado, Bergamini determinará a expedição de decreto legislativo ou resolução de cassação de mandato. Caso contrário, o presidente solicitará o arquivamento do processo.

DENÚNCIA

Assinada pelo ex-chefe do Setor de Transportes, Maurício Garcia, a denúncia afirma que o prefeito violou os princípios constitucionais da moralidade e impessoalidade ao ter autorizado o pagamento de exames médicos particulares a Dulcinéia Cury, esposa do então diretor do Departamento de Engenharia, Ricardo Cury.

De acordo com ele, os exames foram realizados em Ourinhos e custaram R$ 380,00 aos cofres públicos.

O segundo caso diz respeito à compra de para-brisa para um ônibus do Departamento de Saúde (DESAU). Segundo Garcia, a peça foi adquirida por R$ 2,5 mil, porém o para-brisa não foi entregue à prefeitura, muito menos colocado no veículo.

Além disso, relata o denunciante, o prefeito deixou de enviar a cópia da nota fiscal da compra à Câmara Municipal, mais precisamente ao vereador Leonardo Tonon (PSB), que apresentou requerimento à administração a respeito dessa compra.

Na sequência, o vereador João Luciano da Silva (Solidariedade) solicitou, também por meio de requerimento, a nota fiscal da compra e o local onde foi realizada a troca do para-brisa. O então chefe do Setor de Transportes, Luciano Tonon, informou que “tal item não foi adquirido, nem fixado no veículo”.  Garcia afirma que, ao “mentir” para a Câmara, José Maria praticou infração político-administrativa.

Diante dessas alegações, o denunciante solicita a cassação do mandato eletivo de José Maria Costa.

Nenhum comentário: