sexta-feira, 11 de maio de 2018

Aluna de Piraju tem projeto selecionado no 20º Parlamento Jovem Paulista

Proposta dispõe sobre parceria para imunização de jovens contra o HPV

A estudante Jenyfer Letícia Jesus da Silva, 15, foi eleita deputada na 20ª edição do Parlamento Jovem Paulista, instituído pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ela se candidatou pelo Partido da Saúde.

Jenyfer da Silva durante entrevista ao blog
(FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

Aluna da Escola Estadual Maria Gonçalves da Motta, Jenyfer conseguiu assumir uma das 47 cadeiras do parlamento graças ao seu projeto de lei que confere ao Executivo a possibilidade de parceria com as Secretarias de Educação e Saúde para vacinação contra o HPV nas escolas públicas do Estado de São Paulo.

Na justificativa, a estudante alega que o projeto leva em consideração a “falta de conhecimento e baixa adesão nas campanhas de vacinação do HPV, o que ocasiona grandes riscos à saúde, sendo uma das principais causas do câncer de colo de útero, que é um dos fatores que mais vitimiza mulheres no Brasil”.

FOTO: ALESP
Mais adiante, ela diz que “a escola tem como mapear todos os seus adolescentes, sendo um agente facilitador entre a Secretaria da Saúde e os seus respectivos responsáveis. Dessa forma, age com corresponsabilidade e de maneira responsável para a saúde e bem-estar de seus educandos”.

Ao todo, 266 projetos foram inscritos na edição desse ano do PJP. As demais propostas abrangem as áreas de agricultura e meio ambiente; cultura e educação; defesa do consumidor; direitos humanos; esporte e turismo; saúde; segurança pública; e transporte e urbanização.

No dia 26 de abril, em sessão inaugural, os deputados eleitos foram diplomados e empossados no plenário da ALESP. No dia seguinte, as comissões da Casa – formadas também pelos estudantes – elegeram o presidente e, na sequência, deliberaram a pauta de projetos.

As propostas foram publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo, mais precisamente no caderno destinado aos atos do Legislativo. O projeto apresentado por Jenyfer pode ser conferido clicando aqui.

HOMENAGEM


Na sessão dessa semana da Câmara Municipal de Piraju, os vereadores concederam votos de aplausos à estudante. A homenagem partiu do vereador Leonardo Tonon (PSB), e foi estendida à professora Maria Estela Bueno Leme, que ficou encarregada de orientar a aluna, bem como à responsável pela Diretoria Regional de Ensino de Piraju, Sandra de Fátima Tavares Tonon.

Jenyfer e a professora Maria Estela receberam votos de aplausos da Câmara
(FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

Nenhum comentário: