segunda-feira, 7 de maio de 2018

Primeira reunião do CMPDA ocorrerá na quarta-feira

Principal item da pauta refere-se à construção de uma PCH no Paranapanema

O Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (CMPDA) realizará sua primeira reunião às 16h da próxima quarta-feira, 9. Segundo o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, o encontro está marcado para ocorrer na Avenida Vereador Eduardo Cassanho, 580.

A atuação nos casos envolvendo animais abandonados é uma das atribuições do
conselho; no detalhe, cadela em situação de abandono na Rua 15 de Novembro.
(FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

De acordo com edital publicado na última edição do Diário Oficial Eletrônico (DOE), um dos assuntos previstos na pauta diz respeito ao ofício da Câmara Técnica do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, solicitando parecer do CMPDA sobre um pedido da ECBrasil.

A empresa solicita que o município expeça certidão de uso e ocupação do solo para construção de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) no último trecho de corredeira natural do Rio Paranapanema.

Na oportunidade, o conselho também empossará os membros nomeados pelo prefeito José Maria Costa (PPS) em julho do ano passado e discutirá o regimento interno do órgão.

CRIAÇÃO

O conselho foi criado através da lei municipal nº 3.960/2017, publicada no dia 10 de abril do ano passado, após indicação apresentada pelo vereador Érico José Tavares (PSC).

Segundo a lei, o CMPDA tem como atribuição fixar diretrizes quanto à criação, proteção, comercialização e defesa dos animais; elaborar programas, planos e normas técnicas pertinentes à temática animal; participar e auxiliar na elaboração de planos e programas de controle populacional, erradicação da raiva e outras zoonoses; colaborar e divulgar os programas de educação ambiental; atuar na defesa dos animais feridos e abandonados; incentivar a preservação das espécies de animais da fauna silvestre, bem como a manutenção dos seus ecossistemas, em especial a proteção ambiental, estações e parques ecológicos; e propor alterações nas legislações vigentes relacionadas e que envolvam a defesa animal.

O órgão conta com representantes do Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, entidades ligadas à causa animal, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), agentes comunitários de saúde e Polícia Ambiental.

Nenhum comentário: