sexta-feira, 22 de junho de 2018

Usina e audiência pública pautam reunião do CMPDA

Encontro também discutiu a elaboração do regimento interno do órgão

O Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (CMPDA) realizou sua segunda reunião ordinária desde que foi criado através da lei municipal nº 3.690/17, sancionada pelo prefeito José Maria Costa (PPS) a partir de uma indicação do vereador Érico José Tavares (PSC).

FOTO: Laka/Folha de Piraju

Um dos assuntos discutidos diz respeito ao regimento interno do órgão. O diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente (DEAMA), João Antonio Galvão Junior, apresentou aos conselheiros o regimento do conselho existente em Indaiatuba.  O material será usado como base para que o CMPDA tenha suas próprias normas.

Os conselheiros também trataram da elaboração do parecer que, em breve, será enviado ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico sobre o pedido da ECBrasil, empresa que quer construir uma usina hidrelétrica no Rio Paranapanema.

No momento, o órgão continua coletando dados a respeito da fauna existente no local que será comprometido pelo empreendimento – no caso, a Floresta Municipal das Corredeiras, que abriga centenas de animais, principalmente aves, conforme relatório da Associação Pirajuense dos Observadores de Aves (Piraves).

Outro assunto tratado na reunião diz respeito à realização de uma audiência pública sobre a situação dos animais vítimas de abandono e maus tratos no município. A realização do evento foi idealizada pela Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI), que encaminhou ofício à Câmara Municipal solicitando que o Poder Legislativo assumisse a frente da audiência.

A Casa de Leis, por sua vez, remeteu o pedido ao DEAMA, que considerou apropriada a organização da audiência pelo CMPDA. O conselho, por sua vez, concordou em realizar o evento.

A previsão é de que a audiência seja realizada na primeira semana de outubro, por ocasião do Dia dos Animais, comemorado no dia 4. Outro argumento favorável à data está previsto na lei municipal nº 3.971/17, que estabelece a política municipal de estímulo e adoção de animais domésticos.

A lei obriga a prefeitura a realizar, sempre na primeira semana de outubro, palestras de conscientização e posse responsável; palestras sobre prevenção e transmissão de doenças; e feira de adoção.

Nenhum comentário: