segunda-feira, 16 de julho de 2018

Homem com necessidades especiais aguarda cirurgia há seis dias

Por conta da demora, paciente perdeu peso e apresenta manchas nas costas

A família de Wandercy Nascimento Junior, 49, está desde a semana passada enfrentando momentos difíceis no hospital de Piraju. Na última terça-feira, 10, o paciente, que tem síndrome de Down, sofreu um acidente doméstico.


Wandercy precisa receber uma prótese no joelho
(FOTO: Elaine Cristina dos Santos/Acervo pessoal)

De acordo com a cunhada dele, Elaine Cristina dos Santos, Wandercy fraturou o fêmur após cair de uma cadeira. Por ser um caso de alta complexidade, o hospital não dispõe de estrutura para esse tipo de cirurgia.

Ontem, o paciente foi encaminhado para Avaré, que é a primeira referência do município em situações como essa. A transferência se deu após a disponibilidade da chamada “vaga zero”, conceito segundo o qual a unidade de saúde, mesmo sem condições, deve receber pacientes nos casos em que não há outra possibilidade de encaminhamento.

“Quando chegamos lá, o médico explicou que, se fosse uma outra prótese, até poderia ter sido feita lá, mas a prótese dele tem que ser outra porque ele é uma pessoa especial, com síndrome de Down e com quase 50 anos”, diz Elaine.

Segundo a cunhada, os médicos sugeriram que Wandercy esperasse a vaga em Avaré, porém os familiares do paciente decidiram trazê-lo de volta.

A demora está comprometendo aos poucos a saúde do morador, que já perdeu peso e apresenta manchas avermelhadas nas costas por estar na mesma posição há quase uma semana.

A reportagem do Expresso Piraju apurou que, pelo fato de Avaré não ter providenciado o encaminhamento do paciente para uma unidade hospitalar apropriada para a situação – no caso, a UNESP de Botucatu –, todas as providências competentes ao município voltaram à estaca zero.

“O nosso sistema de saúde está crítico. Eu costumo falar que, se alguém cair, dependendo da situação, vai ficar até morrer”, lamenta Elaine.

Nenhum comentário: