sexta-feira, 27 de julho de 2018

Morte de carpas em lago municipal ainda não tem explicação

Exemplar de um dos peixes foi recolhido pelo CCZ para análise

A prefeitura de Piraju ainda não sabe o que causou a morte de mais de 10 carpas que viviam no lago da Praça Ataliba Leonel, Centro. O caso veio à tona na última terça-feira, 24, após denúncia de um morador da Vila São José.

No detalhe, alguns peixes encontrados mortos no lago

Em contato com o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, João Antonio Galvão Junior, a reportagem foi informada que um dos peixes foi recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para análise.

Embora as causas da morte ainda sejam desconhecidas, a suspeita é que os peixes tenham morrido em decorrência do acúmulo de matéria orgânica na água. Segundo o morador que denunciou o caso, o lago estava repleto de folhagens e exalando forte cheiro. Além disso, a água estava bastante turva.

“O fato ocorrido é bastante estranho. Problemas com sujeira devido ao inverno, com quedas de folhas, sempre tiveram, mas nunca ocorreu morte de peixes”, explica Galvão.

Após a denúncia, a prefeitura foi até o local e promoveu a substituição da água. As cinco carpas que sobreviveram foram recolocadas no lago.

Nenhum comentário: