quinta-feira, 7 de junho de 2012

Se eleito, tucano pretende transformar Piraju em ‘cidade regional’

Pré-candidato diz que o município precisa se destacar na região

07/06/12 – 09h31

Em entrevista ao blog Expresso Piraju, o pré-candidato a prefeito pelo PSDB, José Geraldo Pansanato, o Zezão, espera transformar o município em 'cidade regional' caso assuma a cadeira ocupada por Francisco Rodrigues (PP). O tucano deve disputar o cargo majoritário ao lado do seu colega de partido, o vereador Valberto Zanata, que aceitou concorrer à vice-prefeitura.

Preocupado com o marasmo econômico de Piraju, Zezão acredita que a próxima administração precisa recuperar a posição de destaque que o município tinha em relação à região. “Nós precisamos reativar alguns projetos e ir em frente. Nós temos visão de que Piraju pode dar essa volta por cima e reconquistar sua posição de cidade regional”, afirma.

Confira o áudio.




VERBETE

Em linhas gerais, uma cidade só se torna regional quando consegue influenciar social e economicamente os municípios vizinhos. A definição que mais se aproxima da fala do tucano é atribuída ao conceito de centro regional. De acordo com o geógrafo Eduardo de Freitas, centro regional diz respeito à "cidade de grande e médio porte que apesar de não se enquadrar na categoria de metrópole possui indústrias e prestação de serviços, como hospitais, bancos, centro comercial e muitos outros” (*).


* FONTE: http://www.brasilescola.com/brasil/hierarquia-das-cidades-no-brasil.htm

3 comentários:

Anônimo disse...

Piraju parou e viu seus vizinhem crescerem. Precisa atravesar o Rubicão! Rodnei Vecchia.

CRIS GUTTI disse...

Mas infelizmente não será na administração do Sr.José Geraldo Pansanato porque das outras vezes as promessas foram as mesmas. Tarifa zero para alguns impostos e o que vimos foi uma cidade estagnada por 04 anos. Só promessas como sempre acontece com o PSDB. Quando assumem o poder esquecem bem rápido.

Anônimo disse...

Algumas pequenas cidades assim como Piraju, que vivenciaram o tempo áureo da economia cafeeira, estagnaram no tempo, pois ainda Piraju é muito dependente desta economia. E é complicado a reinversão para implantação de uma cidade industrial, isso inflige outro fator que é o turismo. O desenvolvimento ao qual eu vejo para Piraju, primeiramente é o desenvolvimento local e posteriormente no futuro podemos pensar em outras escalas.

Thiago Pereira

Postar um comentário