terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Conselho Municipal de Turismo aprova proposta da prefeitura

O órgão considerou oportuna a construção de um centro de convenções

17/01/2012 – 23h142





O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizou ontem, 16, sessão ordinária para discutir a aplicação de uma verba milionária do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE). A deliberação aconteceu no auditório do Sindicato Rural.

Presidido por Fernando Cláudio Artine, o conselho avaliou várias propostas para a verba correspondente ao ano de 2012, orçada em R$ 2.169.298,85. A sugestão que mais atraiu a atenção dos conselheiros prevê a construção de um centro de convenções na Av. São Sebastião, Vila Cantizani, ao lado do Centro de Lazer Dr. Luis Ferreira de Oliveira.

De acordo com a prefeitura, que idealizou o proposta, a obra será suficiente para atender, por exemplo, o público que frequenta as atrações do Departamento Municipal de Cultura (DECULT). O responsável pela pasta, Paulo Vigu, foi bastante incisivo ao justificar a necessidade de um espaço condizente para o setor. “Eu não posso perder o meu público de vista”, disse. De forma veemente, o diretor falou que “Piraju precisa parar definitivamente de brincar com as coisas de cultura”.

No mesmo embalo, o diretor do Departamento Municipal de Educação (DEDUC), Reinaldo Fávaro, citou que a obra apresentada pela prefeitura irá satisfazer as expectativas da pasta. “Eu, como educador, sei da necessidade de educação desse povo”, relatou.

CENÁRIO

De fato, a cidade não possui estrutura para eventos. Palestras e espetáculos teatrais são realizados em ambientes limitados, os quais geralmente não conseguem abrigar todas as pessoas.

Um exemplo disso são as atrações do Circuito Cultural Paulista, que costumam ocorrer no Cinemax. Por diversas vezes, o diretor de Cultura precisou barrar o ingresso das pessoas porque as dimensões do espaço estão aquém do público que prestigia os trabalhos da pasta.

VOTAÇÃO

A proposta do centro de eventos foi acolhida pela maioria dos conselheiros. Apenas Elias Sahade votou contra. Para ele, a verba do DADE deveria ser usada na construção de um trapiche no Rio Paranapanema. “À beira do rio, a gente usa todo o fim de semana”, justificou.

De acordo com o presidente do COMTUR, a intenção da prefeitura deve ser novamente apreciada, uma vez que o projeto técnico da obra não foi apresentado nessa reunião. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário