sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Próximo mutirão de castração será realizado em setembro

Profissionais de Botucatu serão chamados mais uma vez para promover as cirurgias

De acordo com a veterinária Samanta Garbelotti, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a segunda etapa do mutirão de castração será realizada nos dias 20 e 21 de setembro. As pessoas que já procuraram o CCZ para cadastrar seus animais devem ligar no (15) 3512-2076 para confirmar o horário da cirurgia. Ao todo, 100 cachorros (somente as fêmeas) serão castrados. O procedimento ficará a cargo da equipe do veterinário Alfredo Lima, da UNESP de Botucatu.

Segundo a veterinária, a prefeitura ainda não definiu se
irá realizar a terceira etapa do mutirão
(FOTO: Expresso Piraju)
A terceira etapa do mutirão ainda não está confirmada. Se acontecer, o trabalho também oferecerá o mesmo número de cirurgias. A meta é atender famílias de baixa renda. “A pessoa que tiver interesse pode procurar o CCZ a partir do dia 20 de setembro”, diz. Segundo a veterinária, a castração será realizada pela própria prefeitura. Até lá, as veterinárias do município serão capacitadas por Alfredo Lima. O profissional possui conhecimento de uma técnica minimamente invasiva.

Confira outros assuntos que foram tratados por Samanta em entrevista à rádio Eduvale FM.

RAIVA

O CCZ continua vacinando animais contra raiva. Os proprietários podem ficar tranqüilos, pois o imunizante é importado, e não causa nenhum tipo de seqüela. “Não sabemos até quando nós vamos ter que devolver para o Ministério [da Saúde]. Então, quem não vacinou, vamos vacinar os animais”, declara.

FEIRA

A próxima feira de adoção, realizada pelo CCZ em parceria com a Associação Protetora dos Animais (APRAPI), acontecerá em outubro. O local ainda não está definido. Duas opções estão sendo estudadas. Uma delas é oferecer os animais no CCZ, principalmente para incentivar a adoção de animais adultos.

RECOLHIMENTO

O CCZ está encontrando dificuldades para recolher animais que perambulam pelas ruas da cidade. De acordo com Samanta, as 20 baias da unidade estão cheias. Ao todo, 63 animais estão sob os cuidados da prefeitura. “A gente não pode simplesmente tirar o problema da rua e trazer o problema para os animais que estão abrigados com a gente”, conta. Em caso de reclamação, a população pode procurar o Programa Saúde da Família (PSF) e registrar a queixa.

CANIL

A prefeitura pretende concluir as obras do canil municipal até o dia 20 de dezembro. O espaço será usado para abrigar, inicialmente, os animais das senhoras Maria de Lourdes e Ester de Freitas. Segundo a veterinária, o canil contará com 74 baias, sendo 66 para cães e 8 para gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário