quarta-feira, 10 de julho de 2013

Exposição lembra os 81 anos da Revolução de 32

Rico acervo mostra os principais momentos da insurreição dos paulistas

Aconteceu ontem, 9, um evento alusivo aos 81 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. A data foi comemorada na Praça Benedito Silveira Camargo. Após o hasteamento das bandeiras, que contou com a execução do Hino Nacional pela Banda Infanto-Juvenil Valêncio Ferreira de Campos, algumas autoridades fizeram uso da palavra para destacar a importância da data para a história paulista.

Turista da cidade de Mairinque (SP) confere um dos
jornais da época da revolução
FOTO: Expresso Piraju
O evento também foi organizado para comemorar os 11 anos do título de estância turística, concedido ao município no dia 5 de julho de 2002.

O diretor do Departamento de Cultura, Nico de Almeida, lamentou o fato de a revolução não ser lembrada pelas pessoas mais novas. Além disso, ele criticou os meios de comunicação, que não deram a devida importância à data, preferindo noticiar a derrota de Anderson Silva a divulgar a insurreição dos paulistas.

Após o discurso do presidente da Câmara Municipal, João Fernando José, o prefeito Jair César Damato, assumiu a palavra. Jair deu mais ênfase aos trabalhos da sua administração ao longo dos últimos seis meses. Antes disso, porém, ele deixou bem clara inexistência de “adversidades” entre o Executivo e o Legislativo.

O prefeito fez um pente-fino das principais realizações da sua administração. Ele afirmou que o carnaval do ano que vem está garantido. Damato falou que o Plano Diretor de Turismo, peça fundamental para a manutenção do título, será elaborado no segundo semestre.

Sobre a Feira do Café (Fecapi), o prefeito contou que o evento será realizado em outubro. Ele disse que feira, ao contrário das edições passadas, será presidida por “gente séria” e “qualificadas”.

O ex-prefeito Chico Pipoca prestigiou o evento; na foto,
ele aparece conversando com Jair Damato
FOTO: Expresso Piraju
Jair destacou ainda os trabalhos da Ação Social, Meio Ambiente, Saúde, Engenharia e Cultura. “O governo continua indo junto à população para uma grande administração”, garantiu.

A pedido do diretor de Cultura, o prefeito inaugurou a exposição “1932- O ano da Revolução Constitucionalista”. A exposição, montada no espaço do Projeto Guri, conta com um rico acervo de fotos, documentos, jornais, livros e objetos alusivos a esse período. Parte do material pertence à Fundação Energia e Saneamento.

De acordo com Nico, a exposição ficará aberta até o dia 28 desse mês, das 9h às 21h. O espaço do projeto fica na Praça Benedito Silveira Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário