quarta-feira, 28 de agosto de 2013

‘Eu utilizei a dinâmica do folclore para o universo das crianças’, diz Rodrigues

Projeto do diretor teatral é premiado pelo Instituto Arte na Escola

Beto Rodrigues
O projeto Curta Folclore, do professor e diretor teatral Alberto Rodrigues, é um dos cinco vencedores do XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã, realizado pelo Instituto Arte na Escola, uma associação que incentiva e qualifica o ensino da arte na Educação Básica.

Em 2011, o projeto foi desenvolvido em três escolas municipais de Piraju. O trabalho teve como intuito ampliar o repertório cultural dos alunos. “Eu utilizei a dinâmica do folclore para o universo das crianças”, conta Alberto.

Com duração de quatro meses, o projeto fez uso de uma linguagem áudio-visual para tratar do tema. “A ideia foi utilizar o cinema como um canal de aproximação e comunicação desse assunto. As pessoas têm o folclore como uma coisa ultrapassada, sendo que ele está presente no dia a dia das crianças”, revela.

Os vencedores da edição desse ano do concurso são das cidades de Vitória (ES), Salto do Pirapora (SP) e Rio de Janeiro (RJ). As escolas premiadas recebem, além de dinheiro, equipamentos para a produção de novos trabalhos artísticos.  

Segundo Rodrigues, uma produtora de São Paulo fará um documentário sobre a produção do Curta Folclore. O documentário será exibido para professores de outras escolas brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário