quarta-feira, 18 de março de 2015

Orientados pela SUCEN, funcionários municipais iniciam aplicação de veneno

Medida foi tomada após a confirmação de dois casos autóctones de dengue

418h11

Conforme anunciado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou a nebulização das áreas onde há suspeitas ou casos já confirmados de dengue. A aplicação do veneno está sob a responsabilidade de funcionários municipais, que receberam treinamento da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN).

Superintendência de Controle de Endemias instruiu os agentes do CCZ sobre a
aplicação do veneno (FOTO: Centro de Controle de Zoonoses)

De acordo com a coordenadora da CVS, Sônia Barbosa, a nebulização passou a integrar as ações de combate à doença após a comprovação de dois casos autóctones de dengue na cidade. Os moradores infectados – um homem de 62 anos e uma jovem de 23 anos – residem nas imediações do Centro de Exposições Pref. Cláudio Dardes (FECAPI). Eles são atendidos pelo PSF Eldorado.

Ainda segundo Barbosa, a nebulização será feita em outros pontos da cidade. Vale destacar que o produto combate apenas o mosquito adulto. A eliminação das larvas continua exigindo atenção redobrada em locais que possam acumular água.

Dados divulgados na tarde de hoje mostram que o município conta com quatro casos importados de dengue e oito suspeitos, além dos dois registros autóctones já mencionados.

ORIENTAÇÃO

Segundo o CCZ, a nebulização está sendo feita dentro e fora das residências. Após a aplicação do veneno, o morador deve aguardar 15 minutos para entrar na casa. A mesma orientação vale para os animais domésticos. Ainda de acordo com o órgão, aparelhos eletrônicos, alimentos, roupas e veículos devem ser cobertos. Não há informações sobre o impacto do produto em plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário