quinta-feira, 5 de maio de 2016

Prefeito espera aval do Judiciário para transferir animais para comunidade terapêutica

Damato ainda conta com a dilatação do prazo para cumprir decisão

A prefeitura de Piraju confirmou que intenciona transferir os cães e gatos abrigados na Vila Tibiriçá para a Comunidade Levanta-te, localizada no Bairro Monte Alegre. A comunidade atua na reabilitação de dependentes químicos. Segundo a administração, a medida ainda será apresentada ao Poder Judiciário.

Sede da Comunidade Levanta-te (FOTO: Facebook)

Em contato com um assessor na tarde de ontem, 4, o Expresso Piraju foi informado que a prefeitura pretende construir um canil e gatil numa área da comunidade. De acordo com ele, o projeto prevê a construção de 50 baias.

Além de contar com a aprovação da Justiça, o prefeito Jair César Damato (PMDB) espera que o prazo imposto pelo juiz José Eugênio do Amaral Souza Neto para transferência dos animais e desativação do abrigo seja prorrogado por 60 dias.

Conforme divulgado, a determinação do juiz foi publicada em meados do mês passado. Segundo a decisão, Damato tem 30 dias para encontrar um “local adequado e com condições apropriadas de higiene, salubridade e segurança”, sob pena de ser autuado em R$ 500,00 por dia de atraso.

Além disso, o juiz exige que o município promova ações de controle da população animal, destine funcionários e profissionais habilitados para atuação no canil e gatil, forneça ração de boa qualidade, medicamentos, instrumentos e anestésicos.

A decisão do Poder Judiciário é resultado de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público. Em junho do ano passado, o MP recebeu denúncia da Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI). A ação conta ainda com um abaixo-assinado elaborado por vizinhos do abrigo e com um laudo da Vigilância Sanitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário