sábado, 1 de outubro de 2016

Panfleto anônimo questiona aposentadoria de candidato

Cópias do pagamento do benefício foram distribuídas na cidade

O candidato a prefeito José Maria Costa (PPS), da coligação “Muda Piraju”, alega ter sofrido injúria por conta de um panfleto anônimo que foi distribuído em diversos bairros da cidade. No início da tarde de ontem, 30, ele registrou o caso na Polícia Civil.

Candidato José Maria Costa (FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

Segundo testemunhas, o material foi distribuído por dois veículos: um automóvel preto e uma moto. A polícia deve requisitar gravações de câmeras de segurança para dar início às investigações.

Endereçado aos eleitores do município, o panfleto coloca em xeque o fato de o candidato ser aposentado por invalidez. “Se é candidato e está pelas ruas pedindo votos, então não é inválido! E se não é inválido, então está recebendo aposentadoria indevida, ilegal, enquanto que você, que trabalha a vida toda está lutando para conseguir sua aposentadoria, não consegue!”, afirma.

O material diz que “enquanto você, seus filhos, seus entes queridos não têm remédios nos postos de saúde, enquanto espera na fila por muito tempo para um exame, para um tratamento, para uma cirurgia, porque faltam médicos, o seu dinheiro vai pelo ralo para pagar corruptos”. A última frase do panfleto aconselha os eleitores: “[...] vamos varrer a política podre e suja de Piraju”.

No verso do impresso, o responsável pela publicação colocou o extrato de pagamento da aposentadoria do candidato referente ao mês de setembro.

LEGISLAÇÃO

Não há nenhuma restrição legal quanto à participação de aposentados por invalidez nas eleições, muito menos na ocupação de cargos públicos. Por outro lado, o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) encerra o pagamento do benefício assim que o assegurado passa a exercer uma atividade remunerada.  

Um assessor da prefeitura ligado ao grupo do candidato Jair César Damato (PMDB) publicou
essa foto em seu perfil pessoal no Facebook. Ele escreveu que o material foi utilizado para atacar
Damato. Ela ainda noticiou que a "tática do adversário" não foi bem sucedida, uma vez que o
material foi recolhido. De maneira repentina, o assessor excluiu a postagem. O Expresso Piraju
salvou a foto antes da imagem ser apagada. É possível ver que o texto é idêntico ao que
aparece no panfleto apresentado por José Maria à Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário