sábado, 4 de março de 2017

Promotor determina oferta de transporte a universitários

Entidade afirma que cessão do serviço encarecerá mensalidade

O presidente da Associação Pirajuense dos Estudantes Intermunicipais (APEI), Thiago Ferraz, foi notificado pelo Ministério Público a atender os 72 alunos que reivindicam transporte para as cidades de Avaré, Ourinhos e Jacarezinho (PR).

Nas redes sociais, associados questionaram a falta de apoio da prefeitura para
que o gasto com transporte não seja reajustado

De acordo com informações apuradas pelo Expresso Piraju, a determinação foi dada pelo promotor Renato Abumjara Fillis. Em caso de descumprimento, o MP ingressará com ação civil pública contra a APEI.

Ainda segundo o que foi apurado pelo blog, os estudantes serão atendidos a partir de segunda-feira, 6. A incorporação dos novos associados obrigará a APEI a contratar novos veículos, sendo dois ônibus e uma van.

Conforme divulgado, a contratação implicará na majoração do boleto de todos os associados. Segundo Ferraz, o valor pode chegar a R$ 318,00 por mês, valor bem acima dos R$ 250,00 referente à última mensalidade.

De acordo com a APEI, os 72 estudantes poderiam ser atendidos sem prejuízo aos 351 associados que já fazem uso do transporte, desde que a prefeitura aumentasse o repasse à entidade.

A administração, por sua vez, declarou que, por conta de limitações orçamentárias, a subvenção desse ano não sofrerá mudanças, e que a entidade tem condições de acomodar toda a demanda. Uma das saídas é rever o contrato celebrado com associados residentes em outros municípios.

Indignado com a situação, Ferraz afirma que os associados já atendidos pela entidade “serão cerceados de um direito de ter um transporte acessível e equilibrado”. “Mais uma vez a balança não se equilibra e o Estado foge do seu dever de cuidar do acesso à educação. Está nítida a disparidade de poder econômico entre a associação e a prefeitura”, relata.

PROMESSA

Ao longo da campanha, o prefeito José Maria Costa (PPS) e o vice-prefeito Fabiano Amorim (Solidariedade) assumiram compromissos com a causa estudantil. No dia 3 de setembro, os então candidatos publicaram no Facebook que, se eleitos, iriam “aumentar gradativamente a quota de auxílio que a prefeitura oferece aos alunos que estudam fora até chegar ao custo zero, a exemplo de outras cidades, tornando a passagem mais barata, dando condições para que os mais carentes também tenham oportunidade de estudarem”.

Promessa publicada no dia 3 de setembro

Onze dias depois, Amorim gravou um vídeo intitulado “compromisso com os jovens de Piraju”. Na gravação, o candidato se compromete a avaliar a “possibilidade” de reduzir os gastos com transporte. Ele também sugere a elaboração de convênios com o Estado ou com a União para cobrir 100% da despesa. Confira o vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário