quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Mudança em lei deve evitar êxodo de baladeiros

Estabelecimentos geradores de ruído não precisam respeitar horário

A Câmara Municipal aprovou mudança no artigo 6º da lei nº 3.328/2009, que dispõe sobre controle e fiscalização de atividades e procedimentos que gerem poluição sonora. A alteração é fruto de projeto de lei apresentado pelo vereador Leonardo Tonon (PSB).

Leonardo Tonon é autor do projeto que resultou na mudança da lei
FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

Agora, bares, lanchonetes e similares instalados sem exigência de tratamento acústico devem respeitar apenas a NBR-10.151, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A norma fixa as condições para avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades, sem necessidade da existência de reclamações.

Até então, os estabelecimentos eram obrigados a funcionar até às 23h em dias de semana e até à 1h do dia subsequente em vésperas de feriados, feriados, sextas-feiras, sábados e domingos.

Na justificativa do projeto, Tonon alega que cidades da região que se enquadram como estâncias turísticas seguem apenas o disposto na NBR-10.151. “Cabe ao Poder Público, como agente fiscalizador, verificar em todos os níveis se estão sendo cumpridas medidas visando o conforto dos cidadãos”, diz.

Por fim, o parlamentar acredita que a mudança inibirá o deslocamento de munícipes e turistas para casas noturnas da região, “evitando que trafeguem pelas estradas nas madrugadas.” Segundo ele, “precisamos pensar e agir como cidade turística e avançar no tempo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário