quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Falta de regulamentação de disque-denúncia se arrasta há seis meses

Serviço foi instituído após indicação apresentada pelo vereador Denilton Bergamini

A publicação da lei municipal nº 3.984/17, que institui o serviço de disque-denúncia de maus tratos e abandono de animais em Piraju, completará seis meses no dia 25 desse mês.

Paço municipal (FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

Segundo o artigo 4º da lei, a prefeitura tinha até o mês de outubro do ano passado para regulamentar o serviço. Passados três meses, a administração nem sequer apresentou justificativas sobre a não implantação do disque-denúncia.

A lei delega ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) o recebimento das denúncias através de telefone, carta, aplicativos ou “qualquer outra forma de comunicação levada ao Poder Público Municipal por meio de seu órgão competente”. O serviço garante sigilo absoluto.

O disque-denúncia é fruto de indicação elaborada pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Denilton Bergamini (PP).

EMPECILHO

Atualmente, o cidadão precisa dirigir-se pessoalmente até o CCZ para formalizar a denúncia. De acordo com a Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI), muitas pessoas deixam de procurar o órgão por medo de serem vítimas de represália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário