segunda-feira, 30 de abril de 2018

Vereadores reforçam pedido para que aterro sanitário seja incluso na renovação com a Sabesp

Desde junho do ano passado, o lixo do município é levado para Piratininga

O superintendente da Sabesp, Ivan Sobral de Oliveira, responsável pela Unidade de Negócios do Alto Paranapanema, foi novamente cobrado pela Câmara Municipal sobre a destinação de uma área para o novo aterro sanitário.

Mensalmente, mais de 500 toneladas de lixo são enviadas para Piratininga

Dessa vez, a reivindicação foi feita em Itapetininga, onde está sediada a unidade, que abrange 48 municípios, incluindo Piraju.

Na última sexta-feira, 27, os vereadores Genival Borges (PP), João Luciano da Silva (SD), José Carlos Brandini (PV), José Carlos Nunes (SD) e Leonardo Tonon (PSB) participaram de reunião com o superintende para discutir o pedido. O encontro foi intermediado pelo deputado estadual Edson Giriboni (PV).

De acordo com a assessoria de comunicação da Casa de Leis, os parlamentares deixaram aberta a possibilidade de alguns itens da negociação estabelecida com a prefeitura serem substituídos pela aquisição da área.

Ainda segundo a assessoria, uma das propostas passíveis de exclusão refere-se ao fornecimento de material para obras de recapeamento asfáltico.

Após ouvir os vereadores, Oliveira informou que submeterá o pedido à análise da Diretoria de Sistemas Regionais da Sabesp. Ele também disse que entrará em contato com o prefeito José Maria Costa (PPS).

Leonardo Tonon, Edson de Almeida (gerente da Sabesp de Piraju), Ivan Sobral
de Oliveira, não identificado, Edson Giriboni, José Carlos Nunes, José Carlos
Brandini, Genival Borges e João Luciano da Silva
(FOTO: Deputado Edson Giriboni)


DESPESA

Desde junho do ano passado, o lixo orgânico do município está sendo transportado para a cidade de Piratininga. A medida se deve ao esgotamento da vida útil do aterro de Piraju. Por mês, os gastos decorrentes do transporte são superiores a R$ 70 mil, segundo o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente.

Em fevereiro desse ano, o superintendente foi sabatinado na Câmara Municipal. Ao final do encontro, ele recebeu ofício assinado por todos os vereadores, solicitando a destinação de uma nova área para o aterro como uma das contrapartidas para renovação do contrato. (leia mais)

RENOVAÇÃO

O contrato, que prevê autorização para a prefeitura celebrar convênio com a ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), tramita na Câmara Municipal.

Na semana passada, a matéria enfrentaria a primeira votação, porém os vereadores pediram vistas por 10 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário