quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Cidadã assume despesa em clínica após negativa do CCZ


Ministério Público e OAB já foram comunicados sobre o caso

Uma cadela com oito filhotes foi abandonada no dia 16 desse mês na estrada que dá acesso ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O crime foi flagrado por uma motorista que estava a passeio pelo local.

Cadela continua sob os cuidados de uma clínica particular

De acordo com a cidadã, um automóvel branco parou no acostamento e abandonou os animais no meio do mato. A condutora alega que ficou com medo, e por isso não parou para anotar a placa do veículo.

Logo depois, ela voltou ao local e resgatou os animais. A motorista acionou o CCZ, porém o órgão informou que não havia baias disponíveis para abrigar os cachorros.

Sem receber nenhuma solução alternativa por parte da prefeitura, a cidadã levou os animais para uma clínica particular, onde os cachorros permanecem até hoje.

Durante esse tempo, a motorista procurou o CCZ em mais de uma oportunidade, alegando não ter condições de pagar as diárias da clínica. O órgão, por sua vez, não se prontificou a resolver o caso, nem ao menos assumir os gastos veterinários.

O caso foi encaminhado ao Ministério Público e à recém criada Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Ontem, a situação foi apresentada ao diretor do Departamento Administrativo, Paulo Sara, que prometeu intervir no caso.

Por lei, o CCZ é obrigado a recolher todo e qualquer animal encontrado solto no município de Piraju. A obrigatoriedade está prevista no artigo 8º da lei nº 3.057/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário