quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

EGP é notificada sobre ponte da Usina Paranapanema

Empresa tem 30 dias para apresentar informações técnicas sobre a estrutura

Diego dos Reis

A Enel Green Power foi notificada pela prefeitura de Piraju para prestar esclarecimentos sobre o estado de conservação e segurança da ponte Eng. Nelson de Godoy, localizada na Usina Paranapanema.

Ponte Engenheiro Nelson de Godoy (FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

Na notificação, a prefeitura argumenta que o pedido está embasado em “constantes rumores de diversos segmentos da comunidade” quanto a possíveis “problemas de segurança” na estrutura.

Outra justificativa leva em consideração o recém publicado Plano de Mobilidade Urbana, mais precisamente o parágrafo 4º do artigo 106 da lei, que confere única e exclusivamente à empresa responsável pela usina a realização de eventuais “adequações” ou “obras” na ponte.


PMU cita que intervenções na ponte competem à empresa responsável pela usina
(FONTE: Plano de Mobilidade Urbana)

A prefeitura estabeleceu um prazo de 30 dias para a EGP prestar esclarecimentos sobre o assunto mediante apresentação de “laudo técnico elaborado por profissional devidamente habilitado”.

Em nota enviada à TV Tem, a empresa informou que a barragem é fiscalizada pela  ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e que, de dezembro do ano passado até hoje, duas inspeções já foram realizadas.

No último Relatório de Segurança das Barragens (RSB) da ANA (Agência Nacional das Águas), a Usina Paranapanema está enquadrada no nível médio na categoria de risco. Já na categoria de dano potencial associado, o nível é considerado alto.

Trecho do relatório da ANA no qual aparece a Usina Paranapanema
(FONTE: Agência Nacional das Águas)

Por conta disso, o empreendimento deve passar por fiscalização imediata, conforme determina a resolução publicada anteontem, 29, pelo Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastre do Governo Federal.

Embora não tenha sida notificada pela prefeitura, a UHE Jurumirim também está inserida no relatório da ANA.

Também em nota enviada à TV Tem, a CTG Brasil, responsável pela usina, relatou que não há irregularidades na estrutura da ponte e que os monitoramentos ocorrem de forma periódica, sempre em observância às normais legais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário