quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Superintendente da Sabesp explica, mas não convence

Responsável pela autarquia recorre ao forte calor e vazamento para explicar aumento

Diego dos Reis

O superintendente da Sabesp de Itapetininga, Ivan Sobral de Oliveira, concedeu entrevista por telefone à assessoria de comunicação da Câmara de Piraju sobre o aumento do valor da conta de água nas residências da cidade.

Ivan Sobral de Oliveira (FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

A entrevista foi realizada após o responsável pela concessionária prestar os mesmos esclarecimentos ao presidente da Casa, José Carlos Brandini (PV).

Oliveira apresentou duas justificativas sobre o caso. A primeira, já divulgada, diz respeito à troca dos hidrômetros, que passaram, segundo a autarquia, a medir o consumo real dos imóveis.

Segundo ele, o serviço ocorreu em outubro e novembro de 2018. Ao todo, 1,4 mil hidrômetros foram substituídos. “Coincidentemente, nesse período ocorreu um aumento substancial da temperatura, o que acabou aumentando também o consumo de água”, diz.

De acordo com o superintendente, o final do ano também contribuiu para o aumento do consumo, uma vez que as residências passaram a contar com a presença de “parentes de outras cidades”.

Oliveira informou que, por conta dos aumentos, a Sabesp selecionou 308 imóveis que apresentaram um gasto superior a 30% na fatura de água em comparação com os dois últimos meses do hidrômetro antigo. Desses, 216 foram vistoriados por funcionários da concessionária. O restante estava fechado. Em alguns casos, segundo ele, o proprietário não permitiu a entrada da Sabesp.  

“Já detectamos que alguns imóveis apresentaram vazamento e orientamos os moradores a fazerem a correção do vazamento”, relata.

No dia 24 desse mês, o superintendente estará às 19h na Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre o assunto. A sabatina é aberta a todos os cidadãos, sobretudo aos consumidores que registraram aumento do valor da conta de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário