terça-feira, 13 de agosto de 2019

Unidades de saúde continuam sem médico fixo

Até o final do mês, outros dois postos ficarão desprovidos de profissional

Um terço dos postos de saúde de Piraju está sendo atendido por médicos de outras unidades. A situação se arrasta há meses e dificilmente será normalizada a curto prazo.

UBS Teto: novo médico irá assumir na próxima semana
FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Até então, a falta de médico permanente atinge as UBSs Farid Abraão José Pedro (Teto) e Sebastião Ferreira dos Reis (Tibiriçá 2), além do ESF São Pedro. No final do mês, os ESFs Cantizani e Eldorado também ficarão desfalcados.

De acordo com a prefeitura, a situação se deve à carga horária do programa Estratégia Saúde da Família. Segundo a administração, a jornada de 40 horas semanais exigida pelo Ministério da Saúde não é atrativa aos profissionais.

Outro problema abrange médicos recém formados. Nesse caso, os profissionais acabam tendo uma curta trajetória nas unidades até serem aprovados no programa de residência médica. Essa é a situação das profissionais que pediram demissão dos ESFs Cantizani e Eldorado.

Ontem, em reunião com moradores, a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Luciana Bragança, anunciou que a UBS Teto contará com médico fixo a partir da próxima terça-feira, 20. Já o desfalque na UBS Tibiriçá 2 será resolvido na primeira semana de setembro.

Questionada sobre o futuro das unidades Cantizani e Eldorado, Luciana disse que o departamento estuda uma medida para atenuar os impactos até que os postos contem também com profissional fixo.

As seis unidades restantes seguem com atendimento normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário