quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Empresa apresenta documento falso à prefeitura

CPL sugere abertura de processo administrativo e encaminhado do caso ao MP

A Comissão Permanente de Licitações (CPL) da prefeitura de Piraju verificou que a empresa Masa Soluções Engenharia Elétrica, de Cotia (SP), apresentou um documento falso na tomada de preços nº 08/2019.

FOTO: Divisa FM/Arquivo pessoal

A licitação tem como objeto a contratação de empresa para implantação de lâmpadas de led com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), órgão da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. A verba é correspondente ao ano de 2018.

De acordo com a prefeitura, a empresa apresentou uma certidão considerada inautêntica perante a Receita Federal. A constatação se deu após a comissão protocolar ofício na agência da RF em Ourinhos.

Segundo a ata de julgamento dos documentos de habilitação, a CPL “recebeu telefonema do representante da empresa manifestando a intenção de encaminhar e-mail com retratação acerca de um documento apresentado em seu envelope de habilitação”.

Não consta na ata se o e-mail foi encaminhado à prefeitura e se o documento citado é o mesmo que foi apontado como falso pela Receita. A comissão ainda verificou outras quatro irregularidades na documentação apresentada pela empresa.


Trecho da análise dos documentos apresentados pela Masa
IMAGEM: Prefeitura de Piraju/Comissão Permanente de Licitações

No despacho, a CPL sugere abertura de processo administrativo apartado para investigar o caso e, se possível, o encaminhamento da matéria ao Ministério Público, uma vez que, em tese, a prática pode configurar uso de documento falso, conforme previsto no artigo 304 do Código Penal.

Além da Masa, outras duas empresas – Euro Construtora e Alpha Gatti Engenharia Elétrica & Construções Eireli – foram consideradas inabilitadas pela comissão. As demais – R.M. Empreendimentos Eireli e CSC Construtora Siqueira Cardoso Eireli – atenderam todas as exigências do edital.

O julgamento da comissão foi acolhido pelo prefeito José Maria Costa (DEM), que abriu prazo de cinco dias para recurso.

A empresa vencedora deverá providenciar a iluminação de led em 818 pontos distribuídos em 31 vias da cidade (lista abaixo). O valor da obra está orçado em mais de R$ 825 mil.

LOCAIS


IMAGEM: Prefeitura de Piraju/CPL

Nenhum comentário:

Postar um comentário