segunda-feira, 23 de março de 2020

Campanha contra a gripe enfrenta falta de vacinas

Estoque deve ser regularizado na próxima quinta-feira

O estoque de vacinas para atender idosos e funcionários da saúde acabou no primeiro dia de campanha contra a gripe em Piraju. O desabastecimento atingiu as nove unidades do programa Estratégia Saúde da Família.

FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

De acordo com a prefeitura, a reposição do estoque está programada para a próxima quinta-feira, 26. Assim que a situação for normalizada, a campanha será retomada no município.

Para cumprir a meta estabelecida pelo governo federal, os postos de saúde adotaram estratégias para atingir o público-alvo da campanha. Quem explica é a enfermeira Milena Fávaro, da UBS Sebastião Ferreira dos Reis. “Mediante uma lista, a gente vê quem ainda não tomou a vacina. Se a gente vê que determinado idoso não veio no posto, a agente de saúde vai até a casa”, diz.

Milena destaca que os idosos acamados ou com dificuldade para se locomover podem ficar tranquilos. “Esse serviço será feito a domicílio. Outra opção é a aplicação da vacina no carro, sem que o idoso precise entrar no posto” garante.

Por fim, a enfermeira demonstra preocupação com a frequência de pessoas na unidade de saúde no primeiro dia de quarentena no município de Piraju. “O pessoal continua saindo muito de casa sem que haja extrema necessidade. A gente pede só pra ficar em casa. O fluxo de pacientes está sendo muito grande.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário