sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Rapidinhas do Expresso

DIEGO DOS REIS

PRONTO-SOCORRO – A partir deste sábado, 13, o médico Gabriel Ortega irá assumir a coordenação do pronto-socorro de Piraju. Na manhã de ontem, o profissional concedeu entrevista à reportagem para divulgar suas intenções à frente da coordenação. Segundo ele, as medidas serão implantadas ao longo de seis meses e passam necessariamente pelo Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). “A rede básica precisa funcionar mais e funcionar melhor”, afirma. Ortega disse que o “sistema atual é insustentável”. A missão do novo coordenador é atacar um problema crônico: o uso desvirtuado do pronto-socorro. O médico informou que não basta restringir o acesso por meio de protocolos, mas sim garantir o atendimento dos pacientes fora da unidade de emergência e emergência. De acordo com Ortega, o primeiro passo dessas ações consiste na análise do perfil sociodemográfico dos usuários.  

QUADRO – Os casos ativos do novo coronavírus continuam aumentando em Piraju. O boletim desta sexta-feira, 12, do Departamento de Saúde traz quatro casos novos. Agora, o município tem 13 pacientes com a doença. Segundo a pasta, todos os infectados estão em isolamento domiciliar. O boletim ainda conta com cinco casos suspeitos que dependem de resultado de exame. Desde o início da pandemia, a estância registrou 3.674 casos positivos, dos quais 3.576 estão recuperados e 85 resultaram em óbito.

PROPOSTA – O deputado estadual Bruno Lima (PSL) apresentou uma proposta de emenda ao PL 663/2021, que dispõe sobre o orçamento do estado de São Paulo para o exercício de 2022. A emenda visa remanejar R$ 50 mil para suplementar ações voltadas ao bem-estar animal em Piraju. No dia 5 desse mês, a proposta deu entrada na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa. Além de militar em prol da causa animal, o parlamentar atua nas áreas da segurança pública, educação e esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário