sexta-feira, 27 de março de 2015

Descarte de lixo ainda persiste no Rio Paranapanema

Limpeza simbólica marcou as comemorações do Dia Mundial da Água

423h56

Em Piraju, o Dia Mundial da Água foi comemorado com um ato em defesa do Rio Paranapanema. No último domingo, 22, dezenas de voluntários promoveram, entre outras atividades, a limpeza simbólica do rio. O ato fez parte da programação do 2º Pirapanema Vivo.

Garrafas, maços de cigarro e copos plásticos foram 
encontrados no Paranapanema (FOTO: Marcos A. Vieira)
De acordo com os envolvidos, uma grande quantidade de lixo foi removida das margens da Praça Benedito Silveira Camargo (Praça da Brasilinha) e da Av. Dr. Simão. Após ser coletado, o lixo foi transportado pela prefeitura até o aterro sanitário.

José Carlos Garcia, um dos organizadores do evento, concedeu entrevista ao blog Expresso Piraju. Ele diz que não está descartada a realização de outro movimento em defesa do meio ambiente. Confira abaixo.
___

Expresso Piraju – Quais ações foram desenvolvidas no decorrer do evento?

José Carlos Garcia – Fizemos uma concentração na Praça da Brasilinha onde algumas pessoas fizeram uma breve colocação a respeito da preservação e defesa do nosso Rio Paranapanema.

EP – Quantos quilos de lixo foram retirados do local?

JCG – Não fizemos esse levantamento, mas foram retirados só do trecho do calçadão do [Hotel] Beira Rio quase 10 sacos de 60 litros de lixo.

EP – É possível fazer uma comparação com o evento passado?

JCG – No evento passado tivemos a colaboração dos mergulhadores que retiraram muitos objetos de dentro do rio, como pneus, restos de entulho, garrafas, etc. Acredito que eles tiveram maior êxito na ação.

EP – A organização do evento ficou surpresa com a quantidade de lixo descartado no local?

JCG – Sim. Já estávamos preocupados com a quantidade de lixo jogada na beira do rio. As pessoas que caminham pelo calçadão estavam indignadas com tanta sujeira.

EP – A terceira edição do Pirapanema Vivo já está confirmada?

JCG – Os participantes desse evento, embora não tenha sido muitos, firmaram um compromisso com o evento e querem realizar muito breve outro evento maior para que mais pessoas possam agregar a esse movimento.

EP – Obrigado pela entrevista. Suas considerações finais, por favor.

JCG – Agradeço a você e toda equipe do Expresso Piraju, que sempre nos dá espaço para divulgar os eventos que realizamos. E aproveito para mais uma vez pedir às pessoas que aproveitam das belezas de nosso lindo rio; que tenham mais cuidado, não jogando lixo e se possível levando as embalagens consumidas para um local de reciclagem.

Nenhum comentário: