domingo, 7 de fevereiro de 2016

Jair Damato responde sindicato sobre reposição salarial

Prefeito diz que espera conceder o porcentual de 11,7 em março

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Piraju, Silvano de Matos Pereira, questionou o prefeito Jair César Damato (PMDB) a respeito da reposição salarial ao funcionalismo. A cobrança ocorreu na sexta-feira, 5, durante um programa de rádio.

Jair César Damato (ARQUIVO: Expresso Piraju)

Damato, que estava sendo entrevistado ao vivo, garantiu ao sindicalista que a administração “pretende” fazer a reposição de 11,7% em março. Antes, porém, de fazer essa afirmação, o prefeito pediu aos ouvintes da emissora que fizessem uma “reflexão”.

“Se a Constituição manda você fazer a reposição salarial, você não vai rasgar a Constituição. Por outro lado, nós temos uma coisa chamada Tribunal de Contas, que impede qualquer aumento quando você não tem índice [gasto com folha de pagamento]. Se esse índice não estiver abaixo de 51,3%, você fica impedido de dar a reposição”, diz.

Segundo Damato, a administração continua aguardando a entrada de alguns tributos para reduzir o índice. “Nosso problema é orçamentário”, afirma. O prefeito também fez questão de dizer que, embora tenha sido aconselhado a fazer demissões, sob pena de ser enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal, não apostará no corte de servidores por entender que “o nosso funcionário não pode ser lesado”. “Se for pra cortar, nós vamos fechar a prefeitura.”

Por fim, ele afirmou que não será possível fechar seu mandato com 20% de aumento real ao funcionalismo, contrariando o compromisso firmado com o sindicato desde o início da atual gestão. 

Nenhum comentário: