sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Unidade do PSF é usada como piloto na descentralização de medicamentos

Diretora da pasta espera implantar o serviço em todos os postos

O Departamento Municipal de Saúde (DESAU) iniciou na última segunda-feira, 1º, a distribuição descentralizada de medicamentos. Segundo a diretora da pasta, Cristiana Tonini, o serviço está ocorrendo de forma experimental na unidade do PSF Tibiriçá 2.

Cristiana Tonini, diretora do Departamento de Saúde (FOTO: Expresso Piraju)

De acordo com ela, a medida objetiva proporcionar comodidade aos pacientes e, com isso, diminuir o fluxo de pessoas no dispensário municipal. Por mês, mais de nove mil pessoas passam pela farmácia.
Segundo o DESAU, as receitas expedidas pela unidade de saúde são recolhidas e levadas até o dispensário, onde ocorre a separação dos medicamentos prescritos. Na sequência, os remédios são transportados para o PSF.

Além de reduzir a distância entre o paciente e o remédio, a medida pretende livrar a prefeitura dos custos de locação do prédio onde está instalada a farmácia. Por mês, a administração gasta cerca de R$ 4 mil com aluguel.

Se a proposta implantada no PSF Tibiriçá 2 se mostrar viável, o dispensário será transferido para um imóvel da prefeitura, já que a administração planeja estender a descentralização em todas as unidades de saúde.

Nenhum comentário: