domingo, 5 de maio de 2019

Reportagem questiona EGP sobre nível do Paranapanema

Medida foi adotada para garantir segurança durante os estudos no local

A assessoria de imprensa da Enel Green Power enviou e-mail à reportagem sobre o baixo nível do Rio Paranapanema a montante da UHE Paranapanema. Desde a última quinta-feira, 2, a situação tem chamado atenção de pessoas que passam pelo local.

Baixo nível do reservatório evidenciou o banco de areia existente
às margens da Rua 15 de Novembro
(FOTO: Rogério Bressane/Arquivo pessoal)

Em resposta, a assessoria diz que o reservatório está 67 centímetros abaixo da vazão normal. Segundo a EGP, o “rebaixamento” está “dentro do limite estipulado na licença de operação da usina”.

A empresa informa que a diminuição foi adotada em acordo com as usinas que operam a montante da UHE, e visa garantir segurança aos profissionais que foram contratados para realizar estudos técnicos no local.

A assessoria informa que o reservatório permanecerá com nível baixo até o dia 24 de maio. A situação é passível de mudanças. Havendo alterações, garante a EGP, a imprensa será comunicada com antecedência.

Conforme divulgado pela empresa, os estudos, iniciados na última quinta-feira, 2, não tem "relação com o desenvolvimento ou construção de novos projetos hidrelétricos na região”.

O baixo nível do reservatório impactou no trecho de corredeiras do Paranapanema, revelando, para muitos cidadãos, formações rochosas nunca antes vistas.

Nenhum comentário: