terça-feira, 7 de abril de 2020

Em novo decreto, prefeitura mantém alinhamento com Estado

Fechamento dos comércios não essenciais continua valendo no município

O prefeito de Piraju, José Maria Costa (DEM), publicou hoje, 7, o decreto nº 6.111/20. Segundo a medida, o município irá manter a quarentena até o dia 22 de abril, conforme determinação do governo paulista.


José Maria Costa
FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Durante esse período, somente estabelecimentos considerados como essenciais ao atendimento das necessidades da população poderão continuar com as portas abertas.

O novo decreto revoga as publicações anteriores, sem prejuízo às decisões já tomadas no âmbito do município, as quais passam a constar num único decreto, facilitando assim o acesso à informação.

Dessa forma, continuam suspensas as seguintes situações: aulas na rede municipal de ensino (sem contagem de falta); eventos com aglomeração de pessoas; atividades no Centro de Convivência do Idoso e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; transporte circular; e emissão de alvará de diversões públicas.

Além disso, o decreto preserva a interdição das praças públicas e atrativos turísticos (Prainha e Pedrinha), bem como os parques.

A publicação mantém a possibilidade de realização das feiras livres, porém sem praça de alimentação e com espaçamento de 1,5 metros entre as barracas. Outra exceção diz respeito ao serviço de mototáxi, que poderá permanecer em funcionamento desde que observe as normas de segurança e higiene.

O decreto também traz a composição atualizada do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus. Agora, o grupo conta com dois representantes do comércio e com o compromisso de preparar, a curto prazo, o “plano de contingenciamento municipal” pautado na prevenção e combate à doença.

A medida reforça o afastamento de servidores públicos inseridos no grupo vulnerável ao COVID-19 – no caso, idosos, gestantes e portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes e hipertensão. A dispensa, porém, está condicionada à apresentação de laudo médico emitido apenas pela rede pública municipal.

O decreto recomenda que as pessoas devem sair de suas casas somente se for “estritamente necessário”, e que a aglomeração deve ser evitada ao máximo.

Outros itens da nova publicação tratam da exceção dada às compras de “extrema necessidade” por parte da prefeitura voltadas ao enfrentamento da doença; prorrogação do mandato da CIPA para mais um ano; autorização aos servidores públicos para trabalhar em casa; e suspensão do atendimento nas repartições municipais por prazo indeterminado (com exceção dos serviços essenciais) e dos prazos processuais de sindicâncias e processos administrativos em curso.

Sobre o terminal rodoviário, o decreto estabelece que o local deve permanecer fechado por prazo indeterminado, salvo nos casos em que houver linhas em funcionamento.

Por fim, a prefeitura reforça que está à disposição para fiscalizar o descumprimento do decreto. O cidadão pode ligar no (14) 99878-4909 ou acessar o link da Ouvidoria do Município no site www.estanciadepiraju.sp.gov.br.

Nenhum comentário: