domingo, 30 de maio de 2021

Comissão da Saúde adota novo ritmo de trabalho

Questão da UTI é definida como o objetivo principal dos vereadores

DIEGO DOS REIS

Um dia após a reportagem divulgar a falta de trabalho da Comissão Especial de Estudos da Saúde, os vereadores que integram o grupo se reuniram na noite da última segunda-feira, 24, no plenário da Câmara Municipal de Piraju.

FOTO: Diego dos Reis/EP

Além dos membros da comissão – Erico Tavares (SD), Clóvis Braz Junior (PTB) e Janaína Riato Rueda (DEM) –, a reunião contou com a presença dos vereadores Genival Borges (PP), José Carlos Garcia (PV), Léia Jacob, Paulo Rogério Cardoso (DEM), Reginaldo Rodrigues (Republicanos) e Valberto Zanata (PSDB).

Inicialmente, Tavares pediu desculpas pela inércia da comissão ao longo dos últimos três meses. Ele justificou a situação citando as restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Desde que foi criado, no dia 19 de fevereiro, o grupo se reuniu uma única vez.

O vereador informou que a linha de trabalho dos próximos 90 dias (prazo limite para a comissão apresentar o relatório) será definida com a análise das respostas de requerimentos enviadas à Casa no período de 2017 até o momento. Os ofícios abrangem apenas o setor da saúde.

Durante a discussão do enfoque a ser dado à comissão, os parlamentares trataram da instalação de uma UTI no hospital de Piraju, assunto que vem se arrastando há meses no município. Os membros do grupo elegeram o tema como alvo a ser perseguido pelos estudos, assim como a reforma do pronto-socorro.

A comissão também definiu a realização de encontros com representantes da direção e do corpo médico da Sociedade de Beneficência de Piraju e da prefeitura. Outro ponto acordado entre os membros diz respeito à periodicidade dos encontros, que passarão a ser feitas às segundas-feiras, logo após a reunião das comissões permanentes.

Caso as reuniões semanais ocorram sem interrupções, os vereadores têm 12 encontros pela frente até a apresentação do resultado dos trabalhos. O quantitativo, porém, pode ser maior se houver, a critério da comissão, mais de um encontro por semana.

A comissão foi criada com o objetivo de propor soluções para a saúde através de uma radiografia detalhada do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário