domingo, 30 de agosto de 2015

Entidade procura a polícia depois de receber nota falsa

Segundo o Código Penal, a pena para falsificação é de 3 a 12 anos de prisão

A diretoria da Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) procurou a Polícia Civil para entregar uma nota falsa de R$ 100,00. Segundo informações, a nota apareceu nos caixas da entidade por ocasião de um evento beneficente realizado no dia 16 desse mês, no Clube 9 de Julho.

FOTO: Expresso Piraju

Nesse dia, mais de 150 pessoas estavam no evento. Devido à semelhança com a cédula verdadeira, os voluntários não suspeitaram da nota. A descoberta só aconteceu dias depois, quando a entidade efetuou o pagamento de uma dívida numas das clínicas veterinárias que dão suporte aos associados.

De acordo com um dos voluntários, não há nenhuma pista de quem tenha dado a nota. “Havia muita gente no dia do nosso evento. Jamais iríamos desconfiar do público que participa das nossas ações. Daqui pra frente, infelizmente, vamos ficar mais atentos”, diz.

Segundo o Banco Central, a falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, poder ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.

Nenhum comentário: