domingo, 13 de maio de 2018

Conselheiros iniciam discussão sobre impacto de PCH na fauna

Empresa ECBrasil continua atrás de certidão de uso e ocupação do solo

Em sua primeira reunião, ocorrida na última quarta-feira, 16, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (CMPDA) discutiu ofício expedido pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (CMAPC) sobre a ECBrasil, empresa que intenciona construir uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) no Rio Paranapanema.

O CMPDA conta com representantes de entidades ligadas à defesa animal, prefeitura,
Programa Estratégia Saúde da Família, Centro de Controle de Zoonoses e Polícia Ambiental
(FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

No início do ano, o CMAPC recebeu ofício da prefeitura solicitando parecer sobre a emissão de certidão de uso e ocupação do solo para construção do empreendimento. Essa é a terceira vez que a ECBrasil pleiteia o documento.

Conforme divulgado em março desse ano (leia mais), o CMAPC remeteu o assunto à câmara técnica do órgão, que, por sua vez, emitiu ofício a diversos conselhos municipais, de forma a ouvir o que cada um tem a dizer sobre o tema, dentro das suas áreas de atuação (saúde, educação, turismo, etc.).

No caso do CMPDA, a discussão deve ficar restrita aos impactos da usina na fauna existente em todo o trecho que está na mira dos interesses da empresa, especialmente na Floresta Municipal das Corredeiras, antigo Parque Municipal do Dourado – uma das áreas que será alagada caso o projeto saia do papel.

Outra situação que constará no parecer do conselho diz respeito ao surubim, peixe que vive no trecho de corredeiras do Paranapanema. De acordo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a espécie é considerada rara e “possivelmente desconhecida para a ciência”.

Ainda segundo a instituição, “a existência da espécie na bacia do Paranapanema enfatiza a necessidade de se tomarem medidas conservacionistas de forma a preservar os trechos de corredeira do rio, visando evitar a possibilidade de extinção de uma espécie de excepcional valor biológico antes mesmo de sua descrição formal”.

Ao final da reunião, os membros do CMPDA decidiram estudar o assunto e, no próximo encontro, definir a resposta que será enviada ao CMAPC. 

Nenhum comentário: