sexta-feira, 6 de julho de 2018

Justiça determina que prefeitura ofereça acompanhamento a alunos especiais

Departamento de Educação diz que irá designar professores com formação específica

A reportagem do Expresso Piraju apurou a existência de dois processos judiciais que tramitam contra o Departamento Municipal de Educação. As ações pleiteiam acompanhamento especializado a crianças com deficiência no ensino regular.

Trecho de uma das decisões da Justiça (FONTE: Tribunal de Justiça do Estado de SP)

Nos dois casos, o Poder Judiciário deferiu o pedido dos impetrantes, estabelecendo prazo de 30 dias para que a prefeitura forneça o atendimento diferenciado. Uma das crianças é portadora de síndrome de Down. Já a outra tem Transtorno do Espectro Autista.

Procurada para comentar o assunto, a diretora de Educação, Sirlene Garrote, informou que a prefeitura irá designar professores com formação em educação especial para atender os alunos a partir do próximo semestre. Segundo ela, os docentes serão definidos através de atribuição.

De acordo com a lei federal nº 13.146/2015, que dispõe sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, o Estado deve garantir sistema educacional inclusivo e qualidade a pessoas com deficiência. A lei também exige que as autoridades competentes forneçam “profissionais de apoio escolar” a todos os alunos especiais.

Nenhum comentário: