sexta-feira, 16 de março de 2012

Animais entregues à própria sorte mostram que a política continua exclusivamente a serviço dos interesses humanos

Cenas que denunciam a indiferença do homem ocorrem todos os dias

15/03/12 – 21h44

Após o flagrante, o blog entrou em contato com a PM para
solicitar alguma intervenção
A população pirajuense está acostumada a conviver com animais errantes. Condutores de veículos (motos, em especial) sabem, por exemplo, que em determinado ponto da cidade o uso da cautela é imprescindível. Costumes à parte, o blog Expresso Piraju flagrou algumas situações que merecem atenção das autoridades.

Recentemente, um cavalo foi visto pastando em frente ao Jardim das Figueiras. Ele estava se alimentando sem qualquer tipo de segurança. Por sorte, o animal não invadiu a pista de rolamento. No mesmo dia, a reportagem entrou em contato com a polícia militar. Até onde fomos informados, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) iria ser acionado para tomar alguma providência.

Uma situação quase semelhante aconteceu dias depois. Nas imediações do Bairro Enseada, um cavalo foi atropelado após invadir a via de acesso à rodovia Raposo Tavares (SP-270). O animal ficou com alguns ferimentos, mas passa bem. Ele está abrigado numa propriedade particular, uma vez que seu dono ainda não foi encontrado.

A cadela foi retirada de circulação pelo Centro de Controle
de Zoonoses; o animal passará por cirurgia
Na última quarta-feira, 13, oito cachorros, sendo sete machos e uma fêmea, foram vistos no estacionamento do pronto-socorro. A cadela, que estava no cio, motivou uma série de atritos entre seus “candidatos”. Pacientes que aguardavam atendimento no local esboçaram várias reações – a principal delas, indignação. No dia seguinte, a responsável técnica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Samanta Garbeloti, recolheu a fêmea. O animal deve ser castrado.

Casos como esses deveriam subsidiar propostas mais eficientes para poupar os animais de inconvenientes. Vamos aproveitar ao máximo os próximos meses, afinal as eleições estão aí. Se você, caro amigo eleitor, cobrar do seu candidato algum compromisso com essa causa, certamente teremos como exigir dos nossos próximos representantes ações que tragam dignidade aos animais, em especial àqueles que não possuem um lar decente.

E lembrem-se: animais não se restringem a cães e gatos. Precisamos observar o drama de outros bichos que estão por aí à espera da nossa intervenção, como os cavalos que são explorados por carroceiros. O antropocentrismo precisa ser banido das decisões políticas, pois não há como admitirmos uma sociedade harmoniosa sem respeitarmos as idiossincrasias da natureza.    

Nenhum comentário: