sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Remoção de pacientes em situação delicada será mais ágil

Segundo a prefeitura, veículo adquirido com o duodécimo da Câmara Municipal dispensará utilização da UTI de Avaré

03/08/12 – 08h24

Clique na imagem para ampliá-la
(FOTO E MONTAGEM: Diego dos Reis)
De acordo com o chefe do setor de ambulâncias da prefeitura municipal, Waldemar de Oliveira, a UTI móvel está desde ontem, 2, à disposição dos moradores. A unidade foi adquirida para propiciar mais autonomia ao município no atendimento de casos emergenciais. Até então, o Departamento de Saúde (DESAU) solicitava a UTI de Avaré para realizar os serviços de remoção. Agora, a ajuda não será mais necessária.

O veículo conta com vários equipamentos: sistema de oxigênio, cardioversor, monitor cardíaco, ventilador pneumático, bomba de infusão peristáltica, oxímetro, entre outros.

A aquisição só foi possível graças à economia promovida pelos vereadores no ano passado. Eles devolveram aos cofres públicos R$ 150 mil. Para efetuar a compra, a prefeitura precisou desembolsar pouco mais de R$ 20 mil. Conforme divulgado pelo blog Expresso Piraju, uma empresa de São José do Rio Preto ganhou o processo licitatório.

Segundo Oliveira, a administração está analisando a utilização do veículo por outros municípios. “Nós estamos conversando com o prefeito e com o Departamento Jurídico para ver como se procede nesses casos. Mas eu creio que não podemos negar atendimento a ninguém”, diz.

O Ministério da Saúde determina que as UTIs, classificadas como tipo D, sejam compostas por um enfermeiro padrão e um médico, além do motorista. De acordo com o chefe do setor, o município já dispõe desses profissionais, razão pela qual não precisará fazer novas contratações.  

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bom saber disso. quem é o medico responsavel? e os enfermeiros ? os municipios vizinhos contam com SAMU, porque precisariam da UTI de Piraju ? O motorista/socorrista precisa de curso especifico validado pelo Ministerio sa saude, isso ja foi feito? que bom ! seria bom tb se divulgassem a documentação de circulação e dos tripulantes da VTR aprovados, assim nos sentiriamos mais seguros, o que vc acha?