03/08/12 – 08h24
Clique na imagem para ampliá-la (FOTO E MONTAGEM: Diego dos Reis) |
De acordo com o chefe do setor de ambulâncias da prefeitura
municipal, Waldemar de Oliveira, a UTI móvel está desde ontem, 2, à disposição
dos moradores. A unidade foi adquirida para propiciar mais autonomia ao
município no atendimento de casos emergenciais. Até então, o Departamento de
Saúde (DESAU) solicitava a UTI de Avaré para realizar os serviços de remoção.
Agora, a ajuda não será mais necessária.
O veículo conta com vários equipamentos: sistema de
oxigênio, cardioversor, monitor cardíaco, ventilador pneumático, bomba de
infusão peristáltica, oxímetro, entre outros.
A aquisição só foi possível graças à economia promovida
pelos vereadores no ano passado. Eles devolveram aos cofres públicos R$ 150
mil. Para efetuar a compra, a prefeitura precisou desembolsar pouco mais de R$
20 mil. Conforme divulgado pelo blog Expresso Piraju, uma empresa de São
José do Rio Preto ganhou o processo licitatório.
Segundo Oliveira, a administração está analisando a
utilização do veículo por outros municípios. “Nós estamos conversando com o
prefeito e com o Departamento Jurídico para ver como se procede nesses casos.
Mas eu creio que não podemos negar atendimento a ninguém”, diz.
O Ministério da Saúde determina que as UTIs, classificadas
como tipo D, sejam compostas por um enfermeiro padrão e um médico, além do motorista.
De acordo com o chefe do setor, o município já dispõe desses profissionais,
razão pela qual não precisará fazer novas contratações.
Um comentário:
Que bom saber disso. quem é o medico responsavel? e os enfermeiros ? os municipios vizinhos contam com SAMU, porque precisariam da UTI de Piraju ? O motorista/socorrista precisa de curso especifico validado pelo Ministerio sa saude, isso ja foi feito? que bom ! seria bom tb se divulgassem a documentação de circulação e dos tripulantes da VTR aprovados, assim nos sentiriamos mais seguros, o que vc acha?
Postar um comentário